Prefeitura se engaja para promover a saúde da mulher

COM ASSESSORIAS – A Assessoria de Direitos Humanos – Políticas para as Mulheres em parceria com o Instituto de Curitiba e Saúde (ICS) e a Unidade de Acolhimento Institucional (UAI) Capão da Imbuia está promovendo ações de conscientização do Outubro Rosa e combate à violência contra a mulher.
“É muito importante estarmos nessa corrente de conscientização e prevenção do câncer de mama. Proporcionar acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento contribui para a redução da mortalidade”, comenta Elenice Malzoni, assessora de Política para as Mulheres.
Nesta quinta-feira (7/10), uma tenda foi montada no ICS para orientações sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero. No local também é possível fazer agendamentos para a realização de mamografia.
Quem passou por lá no período da manhã recebeu o livreto Vire a Página, um compilado de relatos de mulheres que superaram a violência doméstica e refizeram a vida, uma caderneta da Casa da Mulher Brasileira, além de orientações de combate a violência contra a mulher.
Conversa
Na próxima quinta-feira (14/10), a Unidade de Acolhimento Institucional Capão da Imbuia vai promover uma roda de conversa com mulheres que apresentam perfil de vulnerabilidades múltiplas, envolvendo situação de rua, dependência química com comorbidades de doenças e perfil de risco para covid-19. As mulheres foram pré-convidadas pelas instituições de apoio nas quais estão cadastradas.