Grande Curitiba

SMAPA realiza miniseminário para apresentação do programa sobre Melhoria Genética do Rebanho no município

9 de agosto de 2022 às 12:05
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – A pecuária é um setor lucrativo, mas para prosperar nesse negócio é preciso aprender com quem sabe do assunto. Por isso, a Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) promoveu na última quarta-feira (03/08), no Pólo Universitário UAB – Profª Rosina Costa de Moraes, o lançamento municipal do Programa Mais Pecuária Brasil, que disponibilizará gratuitamente aos pecuaristas locais a biotecnologia de reprodução de Inseminação Artificial em Tempo Fixo (IATF).

O programa faz parte de um Acordo de Cooperação Técnica, entre a CONFER (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil) e o município de Rio Branco do Sul. Através dessa parceria os produtores rio-branquenses terão a possibilidade de melhorar os índices de produtividade e a lucratividade do rebanho leiteiro e de corte, ampliando assim as perspectivas de futuro.

Neste evento, a Diretora de Pecuária da SMAPA e Médica Veterinária, Inara Correa de Almeida, apresentou e explicou como será executado o Programa Mais Pecuária Brasil no município aos 32 produtores presentes, e o Médico Veterinário do IDR – Paraná, João Victor Alvaia de Oliveira passou informações sobre os pré-requisitos e exigências mínimas necessárias para a adesão do produtor.

Durante o lançamento os produtores também tiveram a oportunidade de aprendizado, assistindo à palestra sobre a técnica de IATF com o Médico Veterinário Marcos Jean Stresser, que além do manejo reprodutivo, abordou a nutrição e a sanidade animal, fatores imprescindíveis para o bom resultado final. A capacitação, necessária para quem tem interesse em fazer parte do programa de inseminação animal foi bem recebida pelos participantes, como o Gabriel Bonfim, criador de búfalos, da localidade de Areias do Rosário. “O pessoal da Agricultura e a Prefeitura estão de parabéns pela iniciativa do projeto, que é de grande importância para nós produtores, pra que a gente prospere e possa contribuir com o município. Fiquei muito contente com essa iniciativa”.

O produtor Denilson Machado, criador de bovinos, morador da Ribeirinha, também fez questão de dar a sua opinião sobre o evento. “Achei muito bom esse trabalho da prefeitura, em pensar nos produtores rurais. Isso vai ajudar muito no crescimento e desenvolvimento dos pequenos produtores. Com a inseminação, além do melhoramento genético do rebanho, poderá ter aumento na produção e na produtividade do leite, controle de doenças, e isso é ótimo, nunca teve um projeto tão bom voltado e pesando nas pessoas do interior”, destacou.

O secretário de Agricultura Glailson Orlando Santos, ressalta que este é um programa de longa durabilidade, por 4 anos de parceria, possibilitando assim que sejam inseminadas as novilhas nascidas da primeira inseminação, de modo que o município tenha animais com melhoramento genético efetivo, e até lá com o próprio programa de inseminação artificial.