Grande Curitiba

Araucária tem mais de 7 mil diabéticos em tratamento nas Unidades de Saúde

No sábado, dia 19, as UBS´s estarão abertas para atender ao público com diabetes do município
4 de novembro de 2022 às 16:25
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – O Diabetes Mellitus é considerado uma epidemia mundial. Cerca de 382 milhões de pessoas no mundo são diabéticas, de acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD). No Brasil, estima-se que 46% das pessoas portadoras de diabetes desconhecem que tem a doença e os 54% dos que tem o diagnóstico, somente a metade se submete a algum tipo de controle e tratamento. Sendo, portanto, um grande desafio para o sistema de saúde.

Em Araucária, conforme a Secretaria Municipal de Saúde, atualmente 7.180 pessoas com diabetes estão cadastradas no sistema de saúde municipal fazendo algum tipo de tratamento e acompanhamento para a doença. Mas, a estimativa é de que exista um número muito maior no município de pessoas que tenham a doença, mas que desconheçam.

“Esse é o nosso desafio, diagnosticar essas pessoas, pois a diabetes é uma doença silenciosa. Por isso, vamos fazer essa grande ação nas Unidades de Saúde e também no Terminal Central para conscientizar a população sobre a importância de fazer o teste de glicemia”, destaca Ariane Zanlorenzi Cardoso, supervisora das linhas de cuidado.

Dia D

No dia 19 de novembro (sábado) das Unidades de Saúde urbanas abrirão das 08h às 17h para realizar diversas ações relacionadas às campanhas do Dia Mundial do Diabetes e do Novembro Azul. Nesta data será possível ter acesso aos seguintes serviços:

  • Agendamento de consultas;
  • Solicitação de exames laboratoriais;
  • Realização de busca ativa aos pacientes diabéticos e solicitação de Hemoglobina Glicada nos pacientes que não realizam há mais de 6 meses;
  • Avaliação de exames;
  • Realização de testes rápidos de infecções sexualmente transmissíveis (IST’s);
  • Ações educativas e preventivas enfatizando as orientações sobre alimentação saudável, tabagismo e uso de outras drogas, alcoolismo, práticas de atividades físicas, saúde mental, doenças crônicas, prevenção do câncer de próstata, autocuidado, entre outras;
  • Aferição da pressão arterial com o correto registro no prontuário do usuário;
  • Atualização do calendário vacinal do adulto;
  • Encaminhamentos para oftalmologia, quando necessário;
  • Avaliação do pé diabético;
  • Avaliação odontológica para rastreio de câncer.

Ação no Terminal Central

Nos dias 16, 17 e 18 de novembro será ofertado gratuitamente teste de glicemia nos períodos da manhã e tarde no Terminal Central de Araucária para rastreamento de pacientes diabéticos, com orientações referentes a doença pelos profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.