Grande Curitiba

Secretaria de Saúde divulga o resultado do levantamento rápido de índices do mosquito da dengue em Pinhais

Levantamento foi realizado durante o mês de fevereiro em visita a 2.635 imóveis da cidade, sendo encontrados 37 focos positivos do mosquito Aedes aegypti
8 de março de 2023 às 11:26
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Saúde (Semsa), por meio da Seção de Vigilância de Zoonoses, divulgou o resultado do 1º Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no município no mês de fevereiro deste ano.

O LIRAa é uma atividade que permite a identificação de áreas com maior proporção/ocorrência de focos, bem como dos criadouros predominantes. A atividade foi realizada pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE) através da visita a imóveis do município, onde ocorreu a coleta de larvas para definir o Índice de Infestação Predial do município (IIP).

Entre os dias 6 a 16 de fevereiro, foi realizado o levantamento nos 15 bairros do município, sendo visitados 2.635 imóveis e encontrados 37 focos positivos no mosquito Aedes aegypti em 33 imóveis.

Considerando os 2.635 imóveis inspecionados durante o LIRAa, o Índice de Infestação Predial (IIP) do município foi de 1,25, o que, segundo o Ministério da Saúde, classifica como Alerta para dengue.

Dos focos encontrados, 94,6% estavam em residências e/ou comércios e 5,4% em terrenos baldios. Já o tipo de depósito predominante foi o A2, que são depósitos ao nível do solo para armazenamento doméstico de água: tonel, tambor, barril, tina, depósitos de barros (filtros, moringas, potes), cisternas, caixas d’água, captação de água, entre outros.

Em virtude da situação, a Secretaria de Saúde (Semsa) dá as seguintes orientações:

  • O armazenamento de água deve vir sempre acompanhado das ações e dos cuidados para impedir a formação de novos focos do mosquito ou para eliminação dos focos já existentes;
  • Os recipientes para armazenamento de água deverão ser tampados com as tampas originais ou com uma tela de trama pequena, tecidos de tramas fechadas, de maneira a evitar o acesso do mosquito; as caixas d’água devem passar por limpeza regular e devem estar bem fechadas.

A Semsa também reforça que é necessário que a população tome medidas para eliminar depósitos e para armazenar água de maneira responsável nas residências, de modo a evitar a manutenção do ciclo de vida do Aedes aegypti.

Para armazenar responsavelmente a água para consumo é preciso seguir as seguintes orientações: mantenha bem tampado tonéis e barris de água, lave semanalmente por dentro com escova e sabão os tanques utilizados para armazenar água e mantenha a caixa d’água bem fechada, colocando também uma tela no ladrão da caixa d’água.