Grande Curitiba

UBS Guatupê terá 03 dias de ações sobre prevenção e combate à Hipertensão Arterial

12 de abril de 2023 às 16:22
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Guatupê irá promover nos dias 25, 26 e 27 de abril, no período da tarde, os grupos de hiperdia – voltado aos portadores de hipertensão arterial, serão quase 100 pacientes atendidos.

Cada grupo tem avaliação pela enfermagem, palestras e orientações em saúde com dentista, nutricionista, fisioterapeuta, além da solicitação de exames para aqueles que não estão com os mesmos em dia, e para aqueles que já têm os exames e que apresentaram alguma alteração, irão passar por consulta.

No mesmo período desses três dias de ação, mais especificamente no dia 26 de abril é comemorado o Dia Nacional da Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, cuja data, segundo o Ministério da Saúde, foi instituída por meio da Lei n.º 10.439/2002, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico preventivo e do tratamento da doença.

Sintomas Hipertensão:

Tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão podem ser os sinais de alerta, entretanto, a hipertensão geralmente é silenciosa, sendo importante medir regularmente a pressão arterial.

Principais causas:

Obesidade, histórico familiar, estresse e envelhecimento estão associados ao desenvolvimento da hipertensão. O sobrepeso e a obesidade podem acelerar em até 10 anos o aparecimento da doença. O consumo exagerado de sal, associado a hábitos alimentares não adequados também colaboram para o surgimento da hipertensão.

Tratamento e cuidados após o diagnóstico:

A hipertensão, na grande maioria dos casos, não tem cura, mas pode ser controlada. Nem sempre o tratamento significa o uso de medicamentos, sendo imprescindível a adoção de um estilo de vida mais saudável, com mudança de hábitos alimentares, redução no consumo de sal, atividade física regular, não fumar, moderar o consumo de álcool, entre outros.

Complicações:

As principais complicações da hipertensão são derrame cerebral, também conhecido como AVC, infarto agudo do miocárdio e doença renal crônica. Além disso, a hipertensão pode levar a uma hipertrofia do músculo do coração, causando arritmia cardíaca.