Defesa Civil de Campo Largo intensifica diálogo e ações preventivas com Projeto Cidadão Preparado

COM ASSESSORIAS – Dentro da Secretaria Municipal de Ordem Pública, a Defesa Civil do município, além de atuar como apoio a acidentes no trânsito, a vazamento de produtos nas pistas de rolagem próximas de Campo Largo, no suporte ao enfrentamento a diversas situações de risco e perigo junto às Forças de Segurança – como Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal – a diretoria do departamento vem atuando na disseminação do Projeto Cidadão Preparado.
O projeto iniciou em 2023 com a interação em instituições de ensino, com servidores públicos, em equipamentos públicos de uso coletivo, com a capacitação sobre Primeiros Socorros, ministrada pelo diretor da Defesa Civil de Campo Largo, Maicon Lima.
No final do mês de março, as instruções foram ministradas às gestantes que participam do Programa Grávidas Ativas, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. Foram 14 mulheres que puderam participar do encontro e que receberam informações importantes de prevenção de engasgamento de bebê por amamentação e como reanimar os mesmos.
As aulas acontecem de duas maneiras: primeiro, com a ministração teórica sobre o corpo humano e quais locais devem ser friccionados na hora de um acidente por engasgo com leite. Após, os alunos (as) praticam as instruções com apoio de material e objetos adquiridos pela Defesa Civil, para bem exemplificar as formas de engasgo e como preveni-lo.
Outra capacitação foi realizada aos estudantes do Projeto GEGEO (Grupo de Estudos em Geotecnia) da UFPR – de extensão a alunos de Engenharia Civil – com acompanhamento ao Desafio de Taludes criados pelos próprios estudantes. Taludes são uma espécie de rampa, com inclinação na superfície lateral de um aterro, de um muro ou de qualquer obra, para contenção de desmoronamentos e deslizamentos de terra. Foi, no momento, simulada a construção de um talude em escala real para a contenção de quedas de barreiras, a exemplo em uma ocorrência real. O diretor da Defesa Civil explicou que esses treinamentos são muito importantes pois muito se assemelham a situações da vida real.
“A Defesa Civil é base na construção de uma cidade preventiva e a interação com esses estudantes, que serão futuros engenheiros, é muito significativa para as prospecções de prédios, unidades habitacionais, pontes, barreiras, taludes, com medidas de segurança efetivas e preventivas a desastres e catástrofes naturais”, complementa Maicon Lima.
Já no início de abril, a interação foi a convite da Diretoria do Colégio Social Madre Clelia, em Curitiba, com a ministração de instruções de Primeiros Socorros aos pais e alunos da instituição de ensino. Além de receber as orientações, foram desenvolvidas instruções práticas sobre o assunto, em especial em situações de urgência e emergência.
MAIS INTERAÇÃO COM CIDADES VIZINHAS – A diretoria da Defesa Civil de Campo Largo esteve na região do bairro Colônia Balbino Cunha (Campina), junto ao coordenador da Defesa Civil do município de Balsa Nova e a representantes da empresa Telemática, que foi contratada pela Petrobrás para a instalação de sirenes de emergência na Barragem do Rio Verde – que corta os municípios de Araucária e Campo Largo. O trabalho de “campo” focou em identificar a região para a instalação e amplitude do som que as sirenes irão propagar em uma desastre ou acidente na barragem.
Sobre as barragens, que são também represas ou açudes, é um tipo de barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água; todas são desenvolvidas com risco de queda. Neste sentido, a Defesa Civil de Campo Largo vem atuando na prevenção, com ações de Educação Ambiental para a real redução de riscos de desastres até à periódica verificação da segurança das barragens do município de Campo Largo.
Houve mais interação, na última quarta-feira (12/04), com um diálogo com os alunos da ONG Dom Pedro II, do projeto de Futebol de Campo. Ficou agendada instrução de Primeiros Socorros com os mesmos.
DEFESA CIVIL SOLIDÁRIA – Junto a policiais militares que atuam no destacamento de Campo Largo, uma ação solidária foi realizada pela Defesa Civil do município com a entrega de chocolates às crianças do bairro Francisco Gorski, com a recepção da líder comunitária da localidade, que organizou a arrecadação dos chocolates em menção à Páscoa.