Grande Curitiba

GRATUITO: Prefeitura vacina cavalos contra encefalomielite, raiva e tétano

Donos de cavalos devem levar seus animais para vacinar nos dias e horários previstos para o mutirão de cada região da área rural
8 de junho de 2021 às 17:36
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Pensando na saúde animal e visando auxiliar os pequenos produtores, a Prefeitura de Araucária fornece gratuitamente a vacina para cavalos contra encefalomielite, raiva e tétano. O imunizante deve ser aplicado nos potros a partir dos 5 meses de idade e devem ser reaplicadas anualmente. Para se beneficiar da campanha, os proprietários devem levar seus animais para receber a dose em horário e local pré-definido (não precisa de nenhum cadastro prévio e nem estar inscrito em nenhum programa do governo). Basta levar documento de identificação e comprovante de endereço. Confira o cronograma do mutirão que acontecerá na região rural de Araucária entre os dias 06 e 08 de agosto CLIQUE AQUI.

A vacina visa estimular o sistema imunológico do animal para dar a ele condições de se defender do agente infeccioso causador da doença. Os microorganismos utilizados nas vacinas são mortos ou atenuados, ficando incapazes de causar as doenças, ou seja, o animal não é prejudicado com a aplicação das doses. Informações mais técnicas e dúvidas sobre a vacina podem ser sanadas pela Secretaria Municipal de Agricultura (SMAG) pelo telefone 3614-7530.

Além de facilitar a logística com a vacinação, os donos de animais não têm nenhum gasto com a aplicação do imunizante. De acordo com a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, Araucária é o único município do estado que fornece a vacina gratuitamente para cavalo contra essas 3 doenças. Outra vacina que a cidade fornece gratuitamente para animais, porém para bovinos, é contra brucelose (apenas Campo Largo e Balsa Nova oferecem gratuitamente, outros municípios aplicam porém mediante cobrança de taxa).

Protocolo Covid-19

Os moradores da região que forem levar seus animais para vacinação devem levar em conta que estamos em época de pandemia da Covid-19, por isso recomenda-se que o protocolo de prevenção à doença seja respeitado: uso de máscara, distanciamento social e, se estiver em período de isolamento, pedir para outra pessoa levar o animal.