Grande Curitiba

TIRA-DÚVIDAS: Saiba mais sobre o retorno das aulas presenciais na rede municipal de Araucária

Aqui você encontra os detalhes para saber sobre o planejamento, prazos e cuidados necessários
29 de julho de 2021 às 12:01
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – * O que é ensino híbrido?
RESPOSTA: É quando a programação de atividades ocorre em alguns dias na unidade educacional (presenciais) e em outros dias de maneira remotas (à distância – em casa). A turma será dividida (para atividades presenciais) com o objetivo de não haver aglomeração na sala.

* Há data confirmada para retorno de aulas presenciais?
RESPOSTA: A Secretaria Municipal de Educação de Araucária trabalha com a data de 02 de agosto para iniciar a retomada das atividades presenciais (de maneira híbrida) para as turmas de 8º e 9º ano. Não haverá atividade educacional 100% presencial.

* O retorno das aulas será para todos os alunos em 02 de agosto?
RESPOSTA: Não. Começará apenas pelas turmas do 8º e 9º anos. A confirmação de outras turmas ocorrerá, ao longo do tempo, por meio do contato das unidades educacionais com a comunidade escolar envolvida.

* A presença do estudante é obrigatória nas atividades presenciais na unidade?
RESPOSTA: Não. O estudante só frequentará as atividades presenciais se o pai/mãe/responsável autorizar formalmente. A unidade educacional é quem fará esse contato com os pais/responsáveis legais.

* O que a Prefeitura está fazendo para um retorno seguro?
RESPOSTA: A possibilidade de retorno de atividades presenciais segue a análise do quadro epidemiológico da Covid-19 no município. Ao longo de meses, a Secretaria Municipal de Educação tem planejado os detalhes para receber os estudantes e equipe técnica com segurança. Nas unidades, as carteiras e cadeiras foram espaçadas com isolamento e distanciamento de 1,5m. Todas as salas de aula contarão com álcool em gel e os bebedouros de uso coletivo estarão isolados. A Educação fornecerá máscaras descartáveis PFF2/N95 aos estudantes dos 8º e 9º anos (turmas já confirmadas para o retorno). As máscaras serão de uso obrigatório e a entrega aos estudantes ocorrerá nas próprias unidades educacionais. Todos que entrarem na unidade precisarão ter a temperatura verificada e realizar higiene das mãos (álcool gel).

* Por que não ocorreu o retorno das aulas antes?
RESPOSTA: A possibilidade de retorno seguro ganhou maior viabilidade graças ao avanço da imunização/vacinação não apenas para os profissionais da Educação mas para toda população. Quanto mais pessoas vacinadas maior a segurança para todos. O respeito ao cenário epidemiológico do município é fundamental para que as atividades presenciais possam ser retomadas gradativamente.

* Por que as crianças ainda não foram vacinadas?
RESPOSTA: A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) já aprovou um imunizante para uso em pessoas com idade entre 12 e 17 anos, mas essa indicação ainda não está prevista no calendário nacional de vacinação. Assim que Ministério da Saúde atualizar o Plano de Imunização e estender a indicação às crianças e adolescentes (juntamente com o envio das doses), a Secretaria Municipal de Saúde realizará a vacinação.

* Qual o papel dos pais nesse processo de retorno de atividades presenciais?
RESPOSTA: Os pais têm papel muito importante na orientação e nos cuidados de prevenção com as crianças em casa e em outros espaços. Um dos cuidados mais importantes é não levar a criança para a unidade educacional se ela apresentar algum sintoma relacionado à Covid-19. Toda pessoa que apresentar sintoma precisa ser levada para atendimento médico.