Grande Curitiba

Evento Rosas de Aço promove integração entre guardas municipais mulheres

Participaram representantes das Guardas Municipais que integram o Consórcio da Região Metropolitana
10 de novembro de 2021 às 11:33
(Foto: Carlos Poly/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Mulheres representantes das Guardas Municipais que integram o Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana e Curitiba (Coin) participaram de um evento de fortalecimento às profissionais da categoria, nesta terça-feira (09) em um estande de tiro em São José dos Pinhais*. O primeiro encontro Rosas de Aço foi organizado pela Guarda Municipal de Araucária e deve ter continuidade em outros anos com apoio das outras instituições integrantes do COIN.

O evento que visa integrar, alinhar e fortalecer a classe feminina na profissão, contou com palestra e dinâmicas de grupo orientadas pela guarda municipal Edna Colaço Schamne Barbosa, que atua há 18 anos na corporação de Araucária. Foram discutidos assuntos pertinentes à atuação da mulher na Segurança Pública.

“O objetivo foi ressaltar a autoestima, a valorização da mulher e debater a importância do papel dela como profissional de segurança pública”, explica a palestrante. Durante o debate das Guardas Municipais, estimou-se que haja uma média de 10 profissionais mulheres atuando em cada cidade da região metropolitana, tendo um maior percentual maior em Curitiba (123), São José dos Pinhais (26) e Araucária (25).

Segundo a GM Jaqueline Dias, diretora geral da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Araucária, o evento Rosas de Aço surgiu com uma ideia de união entre as guardas municipais femininas. “O fato é que somos minoria dentro das instituições policiais e a união faz a força. Pelo tema debatido demos início a várias propostas que podemos desenvolver em nossas instituições, como por exemplo: estabelecer liderança corporativa sensível à igualdade de gênero, no mais alto nível”, esclarece. Para Dias, a troca de conhecimento entre as instituições permite avaliar melhor a aplicabilidade de ações que geram bons resultados a cada município.

*O local foi cedido gentilmente para realização do evento sem nem custo de locação aos organizadores do encontro.