Grande Curitiba

Novembro azul: congelamento de espermatozoides pode preservar a fertilidade após diagnóstico de câncer de próstata

13 de novembro de 2022 às 09:00
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O câncer de próstata é o segundo tumor mais comum entre os homens e um das principais causas da infertilidade masculina. Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), são esperados 65.840 novos casos de câncer de próstata em 2022. No Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, médicos alertam sobre a importância do diagnóstico precoce no tratamento da doença e meios para preservar a fertilidade.

De acordo com o médico urologista Eduardo Zanchet, o câncer de próstata pode prejudicar a fertilidade do homem devido a alteração na produção de sêmen, tratamento quimioterápico ou pela remoção da glândula. “A quimioterapia e a radioterapia podem afetar a qualidade e quantidade dos espermatozoides a ponto de impossibilitar o sucesso de uma gravidez”, conta Eduardo.

Segundo ele, o câncer de próstata interfere na produção do fluido prostático, responsável por proteger e nutrir os espermatozoides. “Além disso, esse fluido corresponde a cerca de um terço do volume do sêmen ejaculado. Com a presença do tumor, essa produção é afetada, o que prejudica a fertilidade do homem e, dependendo do caso, pode ser indicado a remoção da glândula”, explica.

Preservação da fertilidade

Uma forma de preservar a fertilidade do homem mesmo após o diagnóstico do câncer de próstata é o congelamento do material genético para posterior fertilização in vitro. O procedimento consiste na coleta do sêmen e congelamento do material genético em laboratório. “A fertilização in vitro é uma opção para os homens que desejam ter um filho após o tratamento do câncer de próstata utilizando o próprio material genético. Com a coleta do material antes do tratamento, o sêmem é congelado com nitrogênio a uma temperatura de 196ºC negativos, o que garante a integridade e qualidade do espermatozóide. Ao final do tratamento, o casal pode realizar uma fertilização in vitro para aumentar as chances de uma gravidez”, afirma Ricardo Beck, especialista em reprodução humana.

A dificuldade para urinar é o principal sinal do câncer de próstata, mas nem sempre o tumor é acompanhado por sintomas. Por isso, homens acima dos 45 anos devem consultar um urologista anualmente e realizar o exame de toque.