Grande Curitiba

Vigilância em zoonoses está na feira do peixe realizando ações de prevenção e informação

Agentes de Combate a Endemias também estão no parque Cachoeira orientando a respeito do controle do vetor da Dengue
5 de abril de 2023 às 16:54
(Foto: Divulgação/PMA)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses está presente em um stand na 31ª Feira do Peixe Vivo de Araucária. As veterinárias do serviço estão aproveitando o grande fluxo de pessoas no parque Cachoeira durante os dois dias de evento para realizar ações de educação em saúde para a prevenção de zoonoses, que são doenças transmitidas de animais para seres humanos.

O foco principal do trabalho é falar sobre a esporotricose, uma doença transmitida de gatos para humanos, por meio de arranhões e mordidas, que tem tratamento, mas que precisa ser diagnosticada com rapidez.

Paralelo a esta ação, Agentes de Combate a Endemias estão circulando por todo o parque fazendo um trabalho de educação em saúde em relação ao controle do vetor da dengue. Eles estão explicando sobre aquelas medidas necessárias e diárias de prevenção que toda população deve fazer na sua casa, terreno e empresa como, por exemplo, não deixar água parada e acumulada em folhagens, pneus velhos, etc.

A Feira do Peixe Vivo será realizada até as 22 horas desta quinta-feira (06) e toda a população está convidada a participar. A entrada é gratuita.