Grande Curitiba

Prefeitura de Araucária forma novos talentos na área de panificação e confeitaria

Iniciativa gratuita da SMAS forma 12 alunas em curso de panificação, estimulando o empoderamento feminino e o empreendedorismo
6 de outubro de 2023 às 16:48
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizou nesta quinta-feira (05), a formatura da 4ª turma do curso de Auxiliar de Confeitaria e Panificação.

As 12 alunas que concluíram o curso receberam o certificado de conclusão e puderam celebrar o aprendizado adquirido nas 100 horas de aulas práticas e teóricas. Durante o curso, elas tiveram a oportunidade de adquirir conhecimentos essenciais para a área de panificação e confeitaria. As aulas abrangeram desde as bases de salgados fritos e assados de festa até a iniciação em panificação, incluindo a preparação de pão francês, pães fatiados e recheados. Na confeitaria, foram ensinadas técnicas para a produção de doces de festas, pão de ló e recheados, montagem de bolos e tortas, além de biscoitos. Antes das aulas práticas, elas também tiveram duas aulas no Centro de Referência em Capacitação (CRC), onde a equipe as ensinou sobre noções de empreendedorismo, postura profissional e trabalho em equipe. O curso teve acompanhamento pedagógico o tempo todo.

Segundo a SMAS, esta iniciativa visa à promoção da cidadania e inclusão social por meio da capacitação profissional. Para isso, o curso oferece acesso a uma ampla variedade de máquinas, equipamentos, utensílios e ingredientes, proporcionando as habilidades necessárias para atuar em qualquer panificadora ou confeitaria do município.

Para a formanda Letícia Konschak, essa experiência foi muito mais do que aprender receitas; foi a oportunidade de criar laços e desenvolver habilidades essenciais para o mercado de trabalho. “Foi uma experiência única, pois, além de aprender a preparar uma variedade de delícias culinárias, construímos conexões que carregarei ao longo da vida. Enfrentamos desafios fundamentais, como dominar novos equipamentos e interagir com pessoas de diferentes origens, mas o aprendizado que fica além das receitas, é com certeza o trabalho em equipe. Me sinto muito feliz por concluir o curso e ter em mãos o certificado. Agora é colocar em prática o que nos foi ensinado, e começar a empreender”, diz.

Ana Beatriz Alves da Silva, outra formanda, compartilhou os desafios enfrentados ao longo do curso, incluindo a adaptação a novos equipamentos e a importância do trabalho em equipe. Ela também manifestou sua empolgação por ter concluído o curso e revelou seus planos de empreender no campo da confeitaria ou panificação no futuro. “Essa foi uma das melhores experiências, adquirimos amplo conhecimento sobre salgados e doces, aprimoramos técnicas, lidamos com quantidades desafiadoras, e aprendemos muito com as participantes, cada uma contribuindo com sua perspectiva única. Estou entusiasmada para seguir na confeitaria ou panificação, inspirada pela experiência de minha mãe”, enfatiza.

A professora Margareth Garcia Juan, responsável pela formação das alunas, enfatizou a relevância não apenas das habilidades técnicas adquiridas, mas também do desenvolvimento pessoal das participantes. “É notável o aumento da autoconfiança e do empoderamento das pessoas, com destaque para as mulheres”, ressaltou. Ela também destacou que o curso oferece uma sólida base tanto para a venda como para o uso pessoal.

De acordo com o coordenador do CRC, Edson Luiz Ribas de Lima, está prevista a abertura de mais duas turmas ainda este ano, oferecendo um total de 20 vagas, igualmente distribuídas entre os turnos da manhã e da tarde. É importante ressaltar que o acesso ao curso não é feito por inscrição voluntária, a seleção dos participantes segue critérios estabelecidos e é realizada em conjunto com equipamentos da assistência social, incluindo os CRAS que desempenham um papel fundamental no encaminhamento de perfis de usuários elegíveis para a matrícula.

Para obter mais informações sobre o curso ou outros serviços oferecidos pela SMAS, os interessados podem entrar em contato com os CRAS ou com o Centro de Referência em Capacitação pelo telefone 3614-7821.