Grande Curitiba

Secretaria de Saúde de Araucária emite alerta sobre aumento de casos de COVID-19

Recomendação é para manter o ciclo de vacinação em dia e o uso de máscara em alguns casos
3 de novembro de 2023 às 12:14
(Imagem: Freepik)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Saúde de Araucária (SMSA) emitiu um alerta importante nesta semana, atualizando a população sobre o atual cenário da Covid-19 na cidade. As informações foram compartilhadas através da atualização da nota informativa 9, que traz orientações técnicas para as equipes de saúde e para o público em geral.

Assim como ocorreu em outubro, o Brasil e especialmente o estado do Paraná enfrenta um aumento no número de casos da doença. Alguns municípios, como Curitiba, já emitiram comunicações à população sobre essa situação. No entanto, a Secretaria de Saúde ressalta que, embora a vacinação tenha avançado, os indicadores de casos graves e óbitos também aumentaram. Portanto, é fundamental que a população compreenda que o vírus da Covid-19 deve ser tratado com os mesmos cuidados que os demais virus respiratórios como o da influenza (gripe).

A Secretaria de Saúde alerta que diante do aumento de casos de COVID-19 em Araucária e no Paraná, é fundamental que a população colabore seguindo as recomendações das autoridades de saúde. “A prevenção é o caminho mais seguro para superarmos essa fase desafiadora. Portanto, não subestime a importância do uso de máscaras e da vacinação. Unidos, podemos combater a propagação do vírus e proteger nossa comunidade”, destaca Alex Radin Diretor da Vigilância em Saúde.

Medidas de prevenção cruciais

A SMSA enfatiza a importância de manter as seguintes medidas de prevenção:

Vacinação: A vacinação é uma das principais armas para combater a Covid-19. A população deve seguir as orientações das autoridades de saúde e garantir que seus ciclos de vacinação estejam atualizados.

Uso de Máscaras: O uso de máscaras é fortemente recomendado, especialmente por pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de Covid-19 e por aqueles que tiveram contato próximo com um caso confirmado nos últimos 10 dias. Além disso, indivíduos com fatores de risco para complicações, como imunossuprimidos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, devem usar máscaras em locais de maior risco de contaminação, como ambientes fechados, com aglomerações e em serviços de saúde.

Em situações de surto em determinado local ou instituição, recomenda-se o uso de máscaras por todos os presentes, devido ao risco de transmissão por pessoas assintomáticas.