Instituições de Araucária se unem para fortalecer a cultura da proteção permanente a crianças e adolescentes

COM ASSESSORIAS – O município de Araucária está instituindo um grupo de trabalho voltado a fortalecer a cultura de proteção à criança e ao adolescente. É o início de um trabalho amplo, que busca garantir uma ação permanente, na forma de política pública, para capacitar profissionais, padronizar processos e estreitar os laços entre escolas (públicas e particulares) e os órgãos que fazem parte da rede de proteção no município. O resultado desse processo será o “Programa Criança Segura”.
Uma primeira reunião na manhã de quarta-feira (23), na sede da Secretaria Municipal de Educação (SMED), reuniu órgãos que vão integrar o grupo de trabalho. Além da SMED, já estão diretamente envolvidos a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), os dois Conselhos Tutelares da cidade (Leste e Oeste) e o Comitê Gestor do Sistema de Garantia de Direitos (SGD) de Araucária. Outras instituições devem ingressar em breve, incluindo representações das escolas particulares e de outros conselhos municipais.
A intenção agora é fortalecer as experiências que já existem e ampliar o público com acesso à formação e conteúdos dessa área. O compromisso é criar uma cultura de tolerância zero a qualquer tipo de abuso, qualificando os profissionais e padronizando os protocolos de atendimento.
“A ideia é unir forças, trabalhar em rede e capacitar os profissionais que já trabalham com eles na Educação, Saúde, Assistência Social, Segurança Pública e outras áreas afins. É fundamental que todos saibam exatamente o que fazer em casos de violência, com protocolos claros e eficientes”, declarou o assistente social Hélio Dias da Costa, representante da Secretaria de Assistência Social no grupo de trabalho e idealizador da ação. “Além disso, vamos conversar muito com a sociedade para que todos entendam seu papel nessa proteção. E claro, vamos fortalecer a comunicação entre todos os órgãos que já atuam na garantia de direitos”, complementou.
Vale destacar que, dentro do contexto da rede municipal de ensino, Araucária já conta com ações de proteção estruturadas por meio da Rede de Proteção. Esta rede, formada por diversas estruturas da Prefeitura (por meio das secretarias) e órgãos como o Conselho Tutelar e o Ministério Público, tem um trabalho articulado para prevenir ou combater violações de direitos das crianças e adolescentes.