Prefeitura testa equipamento que proporciona acesso à internet por satélite

COM ASSESSORIAS – O Sine Móvel, a fiscalização da Secretaria do Urbanismo e a Coordenadoria de Segurança de Edificações e Imóveis (Cosedi) estão testando um novo equipamento que promete oferecer acesso à internet de maneira rápida e com qualidade. Sem custos para a Prefeitura de Curitiba, a experiência das três áreas que utilizam internet em serviços itinerantes será analisada pela Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati), responsável pelo teste que, na área de tecnologia, é denominado prova de conceito.
“Nós vamos avaliar se essa solução corporativa atende as necessidades do maior número de áreas que exercem atividades em campo, atendendo a população, e que precisam de conectividade. Estamos buscando eficiência e economicidade”, explica a diretora do Departamento de Planejamento e Projetos de Tecnologia da Informação, Luiza Cabel Corteletti, da Superintendência de Tecnologia da Informação da Smati. Ela ressalta que futuramente o equipamento poderá ser objeto de licitação.
O coordenador de Relações do Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Fernando Sztruk, conta que o Sine Móvel utilizou a solução por aproximadamente dez dias.
“O acesso à internet é essencial ao nosso trabalho nos bairros da cidade. Durante o atendimento, nós acessamos o sistema Sine para buscarmos as vagas de emprego disponíveis para atendimento àqueles que nos procuram. Acesso à internet é fundamental para que o serviço tenha autonomia em qualquer lugar”, disse.
Por satélite
O equipamento para conexão móvel é fixado na parte superior do veículo e consiste numa antena via satélite, um mini roteador e wifi. A conexão por satélite é uma das formas de acesso à internet. Neste modelo não há necessidade de cabos. O aparelho mantém a conexão durante os deslocamentos.
Além do equipamento que é fixado nos veículos, a mesma prova de conceito está realizando teste com uma maleta que também possibilita acesso à internet. Neste caso, o teste foi feito pela equipe do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) responsável pelo Fala Curitiba. O programa de consultas públicas tem unidades móveis que percorrem a cidade para que a população tenha a oportunidade de participar.
Os dois equipamentos são indicados para locais onde o sinal da telefonia móvel é fraco ou inexistente. Os testes tiveram o acompanhamento dos servidores Caio Murillo Prendim e Marcelo Cabral de Matos, da Superintendência de TI.