Grande Curitiba

Educadores de Escola Municipal de Campo Largo gravam aula em meio à natureza para tornar a aula mais atrativa e real

8 de junho de 2021 às 17:20
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Muito se fala em inovações na área da Educação, com uso de altas tecnologias e métodos diversificados para que os estudantes realmente aprendam efetivamente.

Pensando nisso, e buscando aliar as práticas educativas às experiências e ambientes reais, um grupo de professores (pedagoga e diretora de instituição de ensino municipal) decidiu enriquecer a participação coletiva em um projeto chamado “A cidade da gente” – da Secretaria de Educação, Esporte e Cultura de Campo Largo.

O projeto será inicialmente desenvolvido em 10 escolas municipais e é direcionado às turmas do 5º ano do Ensino Fundamental, com a realização de uma aventura radical para gravar uma aula/reportagem por meio da própria vivência de cada estudante.

O objetivo do projeto “A cidade da gente” é a valorização do patrimônio Natural e Cultural das diversas localidades do município, onde os alunos aprendem, a cada dia, sobre as riquezas naturais e ambientes que estão inseridos, para que não seja perdido o vínculo, a memória e as raízes da história de cada povo.

DIVERSIDADE NA EDUCAÇÃO – Um dos assuntos abordados pelos professores da Escola Municipal Luiza Gonçalves Monteiro, no Distrito de Bateias, é o Turismo Rural como uma importante fonte de recursos, lazer e contato com a natureza, contemplando atrativos naturais valiosos, como por exemplo o Morro do Cal (atrativo natural local).

Mas, como ensinar algo que não se conhece?

Pensando nisso, os professores Edna Terezinha Fontoura, Ederton Lisboa e Joseane Andrade, junto à pedagoga Luciane Santana e à diretora Claudelise Basso (Claudia), decidiram inovar e ir além com a experiência “in loco” com a subida íngreme ao Morro, proporcionando atividades de lazer aliadas à aprendizagem, com apreciação e ensinamentos sobre as paisagens naturais locais e sobre geografia e história do ambiente comum.

Como complemento, foi gravada uma aula do alto deste morro.

O resultado? Não poderia ser outro: uma aula diversificada, inovadora e certeira.

A secretária de Educação do município, Dorotéa Stoco, destaca que a Educação tem que ser pensada e atuada “fora da caixa”, com o principal objetivo de atrair, inserir e incluir cada estudante no pertencimento do aprendizado efetivo. “Atuamos sempre em um ponto estratégico: A Conexão.

É preciso um olhar mais aprofundado e individual mediante as práticas de ensino para alcançarmos a verdadeira educação coletiva e conectada, sem que haja qualquer história fora do processo”, disse a secretária.

O vídeo produzido como aula prática e experiencial será divulgado em breve aos estudantes.

Em Campo Largo, a Educação não para!