Grande Curitiba

Material didático sobre Segurança Viária é entregue a estudantes da Rede Municipal de Ensino

Professores de escolas municipais de Campo Largo trabalharão cartilha desenvolvida pelo Observatório Nacional de Segurança Viária, através do Programa EDUCA: Educação para o trânsito em sala de aula
15 de outubro de 2021 às 17:18
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Educar para preservar vidas! Este é o lema da campanha que contempla uma cartilha didática que foi entregue aos alunos das Escolas Municipais 15 de Outubro, José Alexandre Sávio e Monsenhor Ivo Zanlorenzi, nesta última semana (13 a 15/10).

O material é aprovado pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) e pertence a um projeto didático inédito que é direcionado aos estudantes dos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental.

A cartilha é composta por conteúdo alicerçado na legislação brasileira e integralmente alinhado à Base Nacional Comum Curricular da Educação – BNCC. Ela aborda de forma crítica temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas do conhecimento, focando na mobilidade urbana, com o objetivo de contribuir com a melhoria contínua e um transitar mais seguro pelas vias do município.

Todo o programa tem como meta reduzir o número de acidentes em todo o país.

DESENVOLVIMENTO – Os professores da Rede Municipal de Ensino começarão a desenvolver as atividades em sala de aula ainda este mês, até o mês de dezembro deste ano.

O conteúdo também é direcionado ao Ensino Fundamental II.

As atividades propostas no programa são apresentadas com carga horária adequada à completa utilização da cartilha. Apresenta ainda o Manual de Referencial Teórico facilitando, sobremodo, a capacitação dos professores para o ensino em sala de aula.

O EDUCA: Educação para o trânsito em sala de aula traz a avaliação do conjunto de temas transversais que podem ser abordados em sala de aula também nos próximos anos letivos.

O programa oferece uma abordagem cada vez mais crítica ao importante tema da Educação para o Trânsito com o objetivo maior de preservar vidas. O Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV disponibiliza conteúdos que são ministrados para a formação de cidadãos que contribuam com a melhoria do trânsito viário.

As cartilhas foram adquiridas através da Secretaria Municipal de Ordem Pública que participou de seminário acerca do programa. O secretário da pasta referida, Samir Moussa, trouxe o material à Secretaria Municipal de Educação e a atividade foi duplamente beneficente às duas áreas de atuação do Executivo Municipal.

A secretária de Educação de Campo Largo, Dorotéa Stoco, destacou que essas atividades extras são fundamentais para a construção da cidadania e o do olhar coletivo a cada criança campo-larguense. “É na infância que adotamos ações e ensinamentos para nossos futuros adultos construírem suas vidas com mais segurança, com mais responsabilidade e conscientes do papel social individual em suas cidades, estados e país”, ressaltou a secretária.

Para conhecer mais sobre o programa acesse: https://www.onsv.org.br/programa-educa/