Exposição Artística dos alunos especiais de Campo Largo é realizada na Casa da Cultura

COM ASSESSORIAS – A Casa da Cultura será reinaugurada à população na manhã desta quarta-feira (01/12), com a presença do prefeito municipal e lideranças públicas da área para consolidar o espaço de cultura local. Para o momento, a exposição artística dos cerca de 350 estudantes especiais da Rede Municipal de Ensino está montada e será aberta ao público. A mostra faz menção à Semana do Artista Especial, aberta na primeira semana de dezembro, com data oficial em 03 de dezembro. O evento é consolidado pela Lei Municipal nº 2.455, de 28 maio de 2013.
Ao todo, participaram 21 instituições municipais, mais três específicas a alunos especiais e dois CEMAE’s: a ERCE, a Escola Municipal do Campo Professora Doraci Rodrigues Machado, Escola Municipal Professora Neuza Lúcia Jokimsen Barbosa, CEMAE (Centro Municipal de Atenção Especializada) Três Córregos e CEMAE Professora Lindamir Terezinha Ferreira Ribeiro. São mais de 300 obras artísticas produzidas ao longo deste ano, também de maneira remota, pelos prpfessores e alunos da Rede Municipal, sobre várias temáticas, como a arte da pintura em tela, interpretações de renomados artistas como Romero Britto, Van Gogh, dentre outros, mostras de obras clássicas, releituras renomadas e muito mais.
A mostra ficará exposta até sexta-feira (03/12) e é gratuita. Os trabalhos foram realizados com enfoque às atividades multifuncionais pelos estudantes das Classes Especiais e das Salas de Recursos. Ambas modalidades contemplam a Rede Municipal de Ensino, com assessoria e coordenação pedagógica especial.
AGENDA CULTURAL – A Semana do Artista Especial é um evento deferido por Lei Municipal também em alusão ao dia 03 de dezembro, instituído como o Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais. O evento já integra a Agenda Cultural do município com vistas a divulgar trabalhos nas diversas áreas artísticas, realizados por pessoas portadoras de necessidades especiais, como:
* Exposições de pintura, desenho e escultura;
* Trabalhos em marcenaria, colagem e artesanato;
* Apresentações teatrais;
* Apresentações musicais;
* Números de dança;
* Corais e outras manifestações artísticas.
A exposição foi elaborada pela coordenação de Educação Especial do município e abre o retorno das atividades culturais realizadas na Casa da Cultura. O equipamento foi integralmente reformado e reestruturado com todos os protocolos de segurança, adaptabilidade e aumento no número de público, para receber artistas, espetáculos, mostras, grupos teatrais e todas as modalidades que permeiam o cenário cultural, para o fortalecimento da Agenda Cultural de Campo Largo.