Grande Curitiba

Alunos especiais participam de atividades de Educação Alimentar e Nutricional

Alunos da Educação Especial no bairro Jardim Florestal aprenderam sobre nutrição, preparo de alimentos, e ainda degustaram um bolo preparado por eles com o auxílio das nutricionistas; Confira nas imagens abaixo as receitas
2 de maio de 2022 às 18:01
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – Na última quarta-feira (27) foram realizadas atividades de Educação Alimentar e Nutricional com estudantes da Escola Municipal de Educação Especial Professora Neuza Barbosa. Três turmas foram contempladas com atividades teóricas e práticas, conduzidas por uma estagiária que está no último período do curso de Nutrição da Universidade Federal do Paraná, e pelas nutricionistas que fazem parte do quadro técnico do município, Heloyse Nickel e Vitória Dengo.

A ação teve explicação sobre a atuação do nutricionista na Alimentação Escolar, seguida de instruções sobre boas práticas para o preparo de alimentos e demonstração da forma adequada de realizar a higiene das mãos. Os estudantes participaram do preparo de um bolo de casca de abóbora, enquanto aprenderam e debateram sobre a importância do aproveitamento integral dos alimentos para evitar o desperdício e garantir a ingestão de todos os nutrientes.

Também fez parte da ação o entendimento dos diferentes grupos de alimentos, a função de cada grupo para o funcionamento do corpo e a importância de consumi-los em quantidades adequadas para a manutenção da saúde. O conhecimento compartilhado foi reforçado por uma atividade prática em que os estudantes escolheram diferentes figuras de alimentos dentre os grupos expostos e colaram as figuras em um avental interativo.

A ação foi finalizada com a degustação do bolo preparado com o auxílio dos estudantes, sendo que muitos deles ainda não tinham provado abóbora ou preparações com seus resíduos (casca e sementes). O resultado foi uma ótima aceitação! Eles provaram também as sementes – preparadas previamente pela merendeira da Escola – e se surpreenderam com sabor e textura crocante.

Neste dia toda a Escola teve a oportunidade de provar receitas deliciosas e saudáveis, garantindo o aproveitamento integral da abóbora utilizada nas atividades. O cardápio do dia planejado pelas nutricionistas foi composto de suco de uva e pão de abóbora recheado com requeijão caseiro (ambos preparados pela merendeira também). As receitas preparadas foram entregues aos estudantes e às professoras e estão disponíveis nas imagens para baixar.