Secretaria de Ordem Pública intensifica ações de combate à criminalidade
COM ASSESSORIAS – “Entre as mais diversas tarefas do CIOSP no município, uma das mais importantes é a identificação de responsáveis pelo cometimento de crimes na cidade”, destaca a coordenadoria do equipamento público.
Ações desenvolvidas no último mês de agosto finalizaram com prisões de indivíduos que utilizavam veículos para vir até o município e realizar a prática de furtos e roubos (de outros veículos) e também a residências, a pedestres e ao comércio local. No referido mês, foram recuperados quatro veículos com alerta de furto/roubo, após acesso no território do município, dentro da vigilância da muralha virtual (CIOSP).
De acordo com dados levantados no CIOSP, mais da metade dos veículos furtados e roubados na cidade foram recuperados após o trabalho integrado entre as forças de segurança e delações de presos e identificados (informações do mesmo mês, agosto/22).
As equipes da Guarda Municipal e do CIOSP também atuaram na apreensão de veículos clonados, realizaram prisão de condutor de veículo utilizado para o tráfico de drogas e concluíram mais quatro cumprimentos de mandados de prisão via integração de sistemas das forças de segurança pública do Estado e União.
Em um comparativo com mais três municípios da RMC, que têm população equivalente a Campo Largo, e que contam com a Guarda Municipal, números indicam que Campo Largo sai na frente em relação aos cumprimentos de mandados de prisão e com o menor número de homicídios (um), contra quatro em Araucária, dois em Pinhais e dois em Fazenda Rio Grande.
Mesmo com a tecnologia do CIOSP, o número de roubos de veículos subiu no último mês e a coordenação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública indica que houve represália por parte de quadrilhas locais, justamente pela segurança avançada que tem sido proporcionada em todo o território municipal, com a fiscalização pela muralha CISOP. As informações para tal alegação vieram de delações realizadas com indivíduos presos pela força-tarefa entre Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil, atuantes em Campo Largo.
A coordenação do CIOPS reforça que Campo Largo continua no ranking de baixa criminalidade comparado a outros municípios equivalentes em população, da RMC, e “que assim continuará”.
Observação: Os dados coletados são referentes a somente o mês de agosto/22 e dizem respeito à somatória de ocorrências registradas pela Guarda Municipal, Polícia Militar e Polícia Civil.