Grande Curitiba

Ato cívico e abertura de exposição marcam o aniversário de 152 anos de Campo Largo

Fotos mostram a história do casarão e do Parque Newton Puppi, além de equipamentos da produção de vinho no município. Ato cívico com a participação de estudantes e autoridades foi realizado pela manhã (23)
23 de fevereiro de 2023 às 16:41
(Foto: Taianá Martinez (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A comemoração dos 152 anos da emancipação política de Campo Largo foi marcada pela abertura da exposição “Cultivando Histórias e Memórias”e de um ato cívico realizado na manhã desta quinta-feira (23), no casarão histórico do Parque Newton Puppi. Estudantes da Escola Municipal Primeiro de Maio, o prefeito Maurício Rivabem, vereadores e secretários municipais participaram da solenidade.

Em fevereiro de 2020, nas comemorações do aniversário de 149 anos de Campo Largo, foi realizada a entrega da reforma do casarão pelo então prefeito Marcelo Puppi (in memoriam). Com o objetivo de fomentar a cultura local e valorizar nossa história, neste ano, o prefeito Maurício Rivabem solicitou ao departamento do Patrimônio Cultural e de Fomento à Cultura, da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Cultura, a abertura da exposição em uma das salas do antigo casarão.

Maurício Rivabem aproveitou a oportunidade e agradeceu aos campo-larguenses que fazem a história do município e colaboram com o crescimento e desenvolvimento da cidade. “Não podemos esquecer das crianças. Em 2023, investiremos ainda mais em educação com a abertura de mais duas escolas, entre outras ações. Os estudantes não são só o futuro do nosso município, eles são o presente e merecem nossa atenção”, explica.

História – A diretora do departamento do Patrimônio Cultural e de Fomento à Cultura de Campo Largo, Lindamir Ivanoski, relembrou que o casarão – que atualmente abriga a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – pertenceu por 25 anos (de 1945 a 1970) à Subestação de Enologia do Ministério da Agricultura. “No local, eram desenvolvidos projetos de fruticultura e enologia. Foi um dos mais importantes campos de experiências de plantação de uvas do país. A exposição abriga um pouquinho do que foi essa grande história”, conta Lindamir.

“Cultivando Histórias e Memórias” conta com fotos, equipamentos e materiais utilizados na produção do vinho, todos oriundos do Museu Histórico da praça Getúlio Vargas, e muitas informações sobre a história do casarão. A exposição é aberta ao público em geral, de segunda a sexta-feira, das 9 horas às 16h30 e ficará em cartaz até a metade de março. Um dos colaboradores da exposição é o engenheiro agrônomo Albino Grigoletti, campo-larguense que trabalhou durante muitos anos onde hoje é o Parque Newton Puppi e o casarão histórico.

Fevereiro de comemorações – No início de fevereiro, entre os dias 02 e 04, aconteceu o feriado da Padroeira de Campo Largo, Nossa Senhora da Piedade, com a celebração de missa campal, exposição de cerâmica e louças, feira de artesanato, apresentações culturais e shows no palco instalado na praça João Antônio da Costa (do Sagrada), entre eles o do Padre Reginaldo Manzotti. A Prefeitura está preparando ainda mais atrações e eventos de presente para os campo-larguenses como: entrega de obras, aquisição de terrenos e veículos e por fim uma grande atividade esportiva para toda família, a Corrida e Caminhada de Aniversário de Campo Largo – 152 anos, que será realizada no sábado dia 25 de fevereiro.

Serviço:

Exposição “Cultivando Histórias e Memórias”

Local: Casarão histórico no Parque Newton Puppi.

Data: de 23 de fevereiro até metade de março.

Horário: de segunda a sexta, das 09h às 16h30.

Entrada franca.

Sem restrições.