Grande Curitiba

Mais de 1 km de asfalto novo é realizado no bairro Ouro Verde

Mais de 1 Km de pavimento em CBUQ (Concreto Betuminoso usinado a Quente), o mesmo utilizado nas rodovias federais, asfalta a Rua José Domingues Pereira. Via foi finalizada nesta quinta-feira (13/04), pela equipe da Secretaria de Obras Viárias de Campo Largo
14 de abril de 2023 às 11:48
(Foto: Simoni Florencio – SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – A rua é elo de ligação entre os bairros Ouro Verde e Saad, também é via principal e alternativa ao grande complexo hospitalar da região e ao Parque da Lagoa. A via é opção aos motoristas para desviar das obras de construção do Binário Ema Tanner de Andrade.

A fresagem de mais de 1 Km de rua foi realizada pela equipe da Secretaria Municipal de Obras Viárias há cerca de três semanas, com início por trechos (quadra/quadra), para não impossibilitar a passagem total dos veículos que pela populosa região circulam.

O secretário da pasta pública, Paulo Rogério Alves, acompanhou todos os serviços de perto, inclusive realizou planejamento integrado para estruturar meios-fios e rampas de acesso aos veículos, para melhor readequar o novo asfalto. “Realizamos uma importante obra na localidade; estamos trabalhando de maneira coletiva com as secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano e de Ordem Pública para desafogar o trânsito intenso devido às obras do grande binário e, em uma semana e meia, a sinalização será realizada, com faixas na via, placas indicativas e lombadas”, ressalta o secretário.

OBRAS – Começaram no mês de março e já foram entregues à população. A via possuía um asfalto antigo e que já apresentava diversas falhas, como rupturas e buracos, que traziam riscos de derrapagens e dificuldade dos veículos na frenagem, diminuindo a segurança viária na região.

Toda a capa antiga do asfalto “velho” foi removida e se iniciou a reestruturação da rua com adequação de manilhas, de galerias pluviais, do recebimento da primeira camada de asfalto (sub-base), da base, da instalação de meios-fios e adequação das entradas dos veículos nas residências (que foram provisoriamente afetadas), para então acontecer a pavimentação asfáltica em CBUQ.

O CBUQ proporciona maior durabilidade e mais qualidade na hora do tráfego sobre a pista. O material é o mesmo utilizado em grandes rodovias e é preparado para receber veículos pesados, como os ônibus e ambulâncias que circulam na localidade – de acesso ao complexo hospitalar próximo, e também comporta fluxo intenso de trânsito.

Posteriormente, com agenda prévia para 24/04, conforme condições climáticas favoráveis, toda a pintura da sinalização da pista será finalizada pela equipe da Secretaria Municipal de Ordem Pública e DEPTRAN (Departamento de Trânsito), com a pintura de faixas especiais, de pedestres e de PARE, com a instalação de placas verticais indicativas, com instalação de lombadas, de parque semafórico e, principalmente, com a mudança de sentido para PREFERENCIAL, de toda a rua.

As placas antigas já começam a ser removidas e outras já estão cobertas com um “saco preto”, para que os motoristas que pela região circulam se acostumem, aos poucos, com as mudanças.

A obra de fresagem e pavimentação em CBUQ foi integralmente custeada com investimentos da Secretaria Municipal de Obras Viárias, com valor total de R$ 600 mil. Foram oito mil metros quadrados de asfalto “quente”, de maior resistência e durabilidade, que acompanharam toda a revitalização da Rua José Domingues Pereira.

O prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem, também acampanhou a obra e foi até a localidade para verificar o novo asfalto. “Esta obra é para durar, no mínimo, 15/20 anos, contando com o grande e crescente fluxo de veículos que pela região circulam; tanto veículos comuns, quanto veículos pesados, como caminhões, como os ônibus que fazem as linhas até o grande hospital sediado no nosso município, quanto as ambulâncias e demais tráfego viário. Pensamos em conjunto em melhorar a vida do cidadão campo-larguense e, esta obra, foi, também, medida preventiva para comportar o fluxo de veículos de maneira alternativa devido às obras do Complexo Binário Ema Tanner de Andrade, hoje, a maior obra de toda a cidade. Sabemos que transtornos e bloqueios de vias são necessários para realizarmos as grandes obras, por isso pedimos compreensão do cidadão. Estamos prospectando uma cidade do futuro, pensando na crescente demanda em número de veículos e tráfego. A cidade está em obras para proporcionar muito mais qualidade de vida a cada campo-larguense e aos visitantes em Campo Largo”, finaliza o prefeito Rivabem.