Destine parte do seu IR para fundos sociais

COM ASSESSORIAS – De acordo com as expectativas do governo, mais de 38 milhões de brasileiros deverão entregar a Declaração do Imposto de Renda à Receita Federal em 2023. O que pouca gente sabe é que tanto pessoas físicas quanto jurídicas podem destinar parte do imposto para fundos municipais e beneficiar diretamente a cidade onde mora.
Pensando nisso, a Prefeitura de Campo Largo lançou a campanha “Seu imposto investido em alegria e cuidado” que tem como objetivo informar a população sobre os fundos municipais durante o período de entrega da Declaração do Imposto de Renda (de 15 de março a 31 de maio).
Pessoas jurídicas podem destinar 1% do imposto devido de seu lucro real diretamente para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e o Adolescente ou para o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. Pessoas físicas que fazem declaração de imposto de renda pelo modelo completo, podem doar, ao longo do ano, até 6% do IR devido para esses fundos.
Durante a apresentação aos contadores de Campo Largo, realizada em março, o delegado da Receita Federal em Curitiba, Marcos Vinicius Rinaldi, destacou a importância desta campanha para incentivar e beneficiar as ações e programas sociais para a população do município.
“Campo Largo tem potencial de arrecadação de mais de R$ 3.200.000 por ano e em 2022 arrecadou apenas R$ 52 mil. Os contribuintes podem fazer a diferença para o seu município. É a oportunidade de ver para onde vai o imposto que você paga”, explica.
Aplicação – O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa têm como objetivo financiar projetos, programas e ações que garantam os direitos destes públicos. A Prefeitura é responsável pela gestão dos recursos e garantir a realização das ações. O dinheiro que vai para o fundo municipal só pode ser utilizado para a sua finalidade inicial.
Os empresários e pessoas físicas interessadas em destinar parte do Imposto de Renda devido aos fundos sociais municipais, podem procurar seus contadores para dúvidas e orientações.
Se você faz a declaração do seu IR sozinho, é possível selecionar os dois fundos e destinar 3% para cada um. É rápido, simples e ajuda na realização de vários projetos.