Trabalhadores da saúde de Campo Largo já podem se vacinar contra COVID e Influenza

COM ASSESSORIAS – A Divisão de Vigilância Epidemiológica, vinculada à Secretaria Municipal de Saúde de Campo Largo, informa que desde ontem (24) estão liberadas para os trabalhadores da saúde as doses da vacina contra Influenza (gripe), e também as doses bivalentes da vacina contra a Covid-19.
Para se vacinar basta procurar a sala de vacina da Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência(mais próxima de casa), entre 8h30 e 16h,no caso dos profissionais que fazem parte deste grupo prioritário. “Lembrando que é possível receber as vacinas contra Influenza (gripe) e Covid-19 juntas, então os profissionais podem atualizar seu esquema vacinal de uma vez só. Mas lembramos que os trabalhadores da saúde devem apresentar documento que comprove o exercício da função em estabelecimentos de Campo Largo”, orienta Viviane Janz Moretti, diretora da Vigilância em Saúde de Campo Largo.
Atenção antes de se vacinar:
– Pacientes que testaram positivo para Covid-19 devem aguardar 30 dias para se vacinar, contados a partir da data de início dos sintomas;
– Em caso de presença de sintomas respiratórios, a Secretaria Municipal de Saúde recomenda aguardar a total recuperação, para posterior imunização.
Proteção contra gripe – Com relação à 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza oferecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ela está em vigor em Campo Largo há cerca de um mês e, desde então, vem sendo antecipada, com a apliação dos grupos a cada semana. O imunizante é do tipo trivalente e seu objetivo é prevenir o agravamento dos casos da doença, reduzindo sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19, além de reduzir a sobrecarga para os serviços de saúde. Disponível em todas as UBS urbanas do município, podem (e devem) tomar a vacina os seguintes grupos:
– Pessoas com 60 anos ou mais
– Pessoas com comorbidades
– Crianças com 6 meses até menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
– Gestantes e puérperas
– Trabalhadores da saúde
Proteção contra Covid – Esta nova ampliação significa que mais um grupo prioritário foi liberado em Campo Largo para se imunizar, alcançando a quarta e última fase de prioritários na Campanha 2023. À medida que o município recebe as doses destinadas pelo governo do Estado, elas são distribuídas entre todas as UBS de Campo Largo. E agora, com o anúncio do Ministério da Saúde da liberação de doses bivalentes para o público 18+, em breve a Divisão de Vigilância Epidemiológica divulgará como será a continuidade da campanha por aqui.
A imunização desta campanha também está disponível em todas as UBS urbanas, e só é realizada mediante confirmação do critério mínimo de indicação: ter tomado pelo menos duas doses das vacinas monovalentes (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen), e do intervalo de quatro meses da última dose recebida, podendo ser as duas doses do esquema primário ou qualquer dose de reforço. Ainda NÃO participam da vacinação com dose bivalente as quatro salas exclusivas para vacinação infantil contra a Covid: UBS Rondinha, UBS Vila Glória, UBS Cercadinho e UBS Botiatuva.
Os grupos prioritários que estão aptos a receber as doses bivalentes – aquelas atualizadas para 2023 – são:
– Pessoas com 60 anos ou mais
– Moradores de instituições de longa permanência de idosos
– Trabalhadores dessas instituições
– Imunocomprometidos acima de 12 anos
– Indígenas
– Ribeirinhos
– Quilombolas
– Gestantes e puérperas
– Trabalhadores da saúde
Importante – Em todas as UBS estão disponíveis as doses monovalentes (Campanha 2022) para adultos e crianças que não completaram, ou nem sequer iniciaram, o esquema vacinal primário ou qualquer dose de reforço (Coronavac, Astrazeneca/Fiocruz, Pfizer ou Janssen). Mas atenção: as UBS Botiatuva, Cercadinho, Rondinha e Vila Glória vacinam exclusivamente crianças.
Aproveite a ida à UBS e atualize seu cadastro. Leve CPF, Cartão SUS e comprovante de endereço. A vacina é uma prevenção que derruba a disseminação de vírus e infecções, e pode salvar vidas.
Serviço:
(41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo)