Plano Municipal de Segurança Pública de Campo Largo segue para segunda etapa

COM ASSESSORIAS – Após uma ampla consulta popular, a Prefeitura de Campo Largo dá sequência à criação e implementação do Plano Municipal de Segurança Pública (PMSP). 1.276 campo-larguenses responderam ao questionário, que ficou disponível no site da Prefeitura durante os meses de março e abril de 2023, com 27 questões sobre a sensação de segurança no município.
Com os dados coletados nesta pesquisa, e cumprindo determinação do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Campo Largo busca, agora, formular estratégias de combate à violência por meio de um trabalho integrado entre Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
Audiências públicas serão realizadas e, então, o Plano será levado para aprovação na Câmara Municipal de Campo Largo.
O comandante da Guarda Municipal, Marcos Leitão, explica que o PMSP norteia as ações para o combate à criminalidade e promoção da segurança pública. “Iremos nos basear nas características do município e na opinião da população. A meta é criar um plano que atenda as demandas existentes e planejar de acordo com o crescimento demográfico, com o desenvolvimento econômico e social e com o atual cenário da segurança em Campo largo”, disse.
Opinião Pública – 33,9% das pessoas que responderam ao questionário disseram que consideram seu bairro pouco seguro. Com relação aos crimes mais frequentes nos bairros, 65,4% afirmaram que a invasão e furtos em residências são os mais comuns, seguidos do tráfico de drogas (54,2%) e perturbação do sossego (43,7%).
Dentre as condições que favorecem o crime no bairro, 68% responderam que é o consumo de drogas, seguido de 41% para o consumo de álcool.
O questionário também abordou a frequência com que o cidadão aciona a Guarda Municipal e a Polícia Militar e sua satisfação com estes serviços. As duas mais importantes ações verificadas para a melhoria da segurança nos bairros foram: 72% mais policiamento, seguida de 34,1% que responderam ser ações de prevenção às drogas.
Muralha Digital – A atuação do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP) também foi abordada no questionário aplicado aos campo-larguenses. Quando perguntado se a muralha digital contribui para a segurança em seu bairro, 41,8% responderam que pouco e 39,5% responderam muito. Mas quando perguntado sobre a importância da ampliação da muralha para o interior dos bairros, 76,7% responderam que é muito importante.
A muralha digital é um conjunto de câmeras espalhadas pelo território municipal, com fiscalização 24h por dia, junto a um software de alta tecnologia que cruza dados com os sistemas de Segurança Pública do Estado e da União, integrando informações com a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Polícia Militar, Detran, SESP e Ministério da Justiça e Segurança Pública. O sistema já trouxe para Campo Largo um decréscimo notável nos casos de violência e criminalidade, em especial furtos e roubos.