Campo Largo participou do 1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente
COM ASSESSORIAS – Aconteceu, entre os dias 31 de maio e 02 de junho, o 1º Encontro Nacional de Uso Público, Turismo e Meio Ambiente – Mercado Atual, Desafios e Oportunidades, uma iniciativa do Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), em parceria com o Instituto Ciência e Tecnologia para Biodiversidade (ICTBio). O evento integrou o 18º Festival das Cataratas, em Foz do Iguaçu (PR), um dos maiores do turismo nacional, e teve a presença de uma pequena comitiva de Campo Largo liderada pelo prefeito, Maurício Rivabem.
Além dele, estavam o secretário municipal Juarez Butture, de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o secretário municipal Tiago Maister, de Meio Ambiente, e as diretoras Bernadeth Kulka (Turismo) e Adriana Rivero (Meio Ambiente). Eles puderam ouvir representantes do Poder Público e Agentes Nacionais, todos ligados à biodiversidade, turismo e gestão pública, com o objetivo de promover o debate sobre o desenvolvimento de negócios, serviços e produtos em Unidades de Conservação (UCs).
O evento foi de grande importância para a discussão e disseminação de conhecimento acerca do Uso Público das UCs e do turismo como estratégias e instrumentos para a conservação da natureza, em conformidade com o Novo Marco Global da Biodiversidade estabelecido no Acordo Kumming-Montreal.
“Gestores precisam estar em constante aprendizado, então participar desse evento foi uma oportunidade ímpar para atualização e aprofundamento nas últimas pesquisas e descobertas relevantes nessa área tão vital para o futuro sustentável do planeta”, conta Maurício Rivabem que participou da Rodada de Conhecimento.
Ele também participou da visita técnica à concessão do Parque Nacional do Iguaçu, junto com Juarez Butture e Bernadeth Kulka. O passeio que fechou o evento foi guiado pelo Consórcio Cataratas + Urbia, com foco no modelo de concessão da unidade, e serviu de referência para uma questão teórica vivenciada durante a programação. Esta primeira edição teve apoio do governo do Paraná, do Parque Nacional do Iguaçu, e Cataratas SA.