Grande Curitiba

Agosto Lilás: dezenas de pessoas caminharam pelo fim da violência contra a mulher

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, escolheu a sombrinha na cor lilás para ser o símbolo da campanha no município.
7 de agosto de 2023 às 11:24
(Foto: Taianá Martinez (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – O sábado (05) ensolarado colaborou para a realização da grande Caminhada do Agosto Lilás – mês de conscientização pelo fim da violência contra a mulher. Dezenas de pessoas aderiram à caminhada que saiu da Prefeitura de Campo Largo e seguiu até a praça Getúlio Vargas (praça do Museu), percorrendo o centro da cidade em ruas de grande movimento, como a Marechal Deodoro e o calçadão da XV de Novembro.

Em setembro do ano passado, o Governo Federal sancionou a Lei 14.448/2022, que estabelece o alcance nacional da Campanha Agosto Lilás com o objetivo de conscientizar a população e pôr fim à violência contra a mulher.

O documento prevê que, durante todo o mês de agosto, os entes federados (União, estados, municípios e o DF) devem implementar iniciativas de esclarecimento e de conscientização sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.

Pensando nisso, o município de Campo Largo realizou a segunda caminhada para chamar atenção sobre o tema e divulgar, principalmente, os canais de denúncias dos diversos tipos de violência contra a mulher.

O prefeito Maurício Rivabem reforçou a importância do combate à violência contra as mulheres. “É uma luta de todos nós. As mulheres estão ocupando espaços e nenhum tipo de violência deve ser tolerado. Nossa rede de apoio e nossa Guarda Municipal estão prontas e preparadas para atender vítimas”, disse.

Símbolo – A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, escolheu a sombrinha na cor lilás para ser o símbolo da campanha do município. A sombrinha representa a rede de apoio, é o guarda-chuva que protege as mulheres.

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que fica na Av. Canal, n° 533, na Vila Solene, conta com o Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI). Neste serviço, a mulher recebe orientação e acompanhamento em casos de agressão.

Vítimas ou testemunhas de qualquer tipo de violência contra a mulher também podem acionar o serviço da Guarda Municipal pelo telefone 153 ou ainda procurar a Unidade da Mulher e da Criança Helvidia Barbosa Pianaro, que fica na Rua Iara, próximo ao Parque Newton Puppi.

Caminhada – Participaram da caminhada, além da população em geral e servidores municipais, a secretária de Desenvolvimento Social, Márcia Botelho, a secretária de Educação, Dorotéa Stoco, o secretário de Meio Ambiente, Tiago Maister, o vereador Pedro Barausse, a diretora da OAB/PR-Subseção Campo Largo, Edenise Bertogy e o presidente da ACICLA, Pedro Parolin Teixeira.

Denúncias:

Central de Atendimento à Mulher: 180

Guarda Municipal: 153

Polícia Militar: 190

CREAS:

Av. Canal, n° 533 – Cambuí.

(41) 99793-0689

Unidade da Mulher e da Criança:

Rua Haroldo Hein, 2412. (Próximo à entrada de carros do Parque Newton Puppi)

(41) 3291-5203 (whatsapp também)