Curso gratuito formou novos soldadores em Campo Largo
COM ASSESSORIAS – No começo foram dez alunos, que depois ficaram em oito. Eles aproveitaram o curso técnico de Qualificação Profissional para Soldador, uma oportunidade gratuita oferecida pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) – Paraná e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Paraná. As aulas foram no período da noite, no Colégio Sesi/Senai de Campo Largo, entre 01 de junho e 28 de julho deste ano.
O objetivo durante os dois meses de aula foi criar habilidades em medidas, leitura e interpretação de desenhos técnicos, processos e práticas de soldagem e gestão da produção industrial. “Eu pensava que era uma coisa totalmente diferente e gostei, amei. Se tivesse a oportunidade de fazer de novo eu faria. Conheci pessoas maravilhosas, gente de fora do Brasil, fizemos amizade e isso fica para o resto da vida. Os professores, cada um tem um jeito, todos bons, o curso é show de bola. Faz 16 anos que moro em Campo Largo e, na minha cidade, nunca teve isso. Sempre estou em Curitiba e não vejo tanta coisa assim, mas aqui em Campo Largo eu participei”, disse Bruno Negochadle, um dos alunos da turma.
Já Leandro Palhano Santana, um dos professores do curso, assumiu a turma mais no final e comentou: “a gente ensina e passa um pouco da nossa experiência, mas também aprende com o decorrer do tempo. Agradeço todos os alunos e os parabenizo pelo desempenho”. E o resultado foi bom mesmo, especialmente para o aluno Marcelo Rodrigo Garbim. “Na metade do curso já consegui emprego como soldador mesmo, registrado em carteira. Isso para mim agregou bastante, só tenho a agradecer”, revelou.
Com carga horária de 160 horas e totalmente presencial, os pré-requisitos para participar eram ter 18 anos completos e Ensino Fundamental incompleto. Segundo Juarez de Oliveira Butture, secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, “chegar ao final deste curso com tal resultado é muito satisfatório para o Município, pois é esse desenvolvimento que buscamos oferecer, o acesso ao aprimoramento, ou quem sabe a descoberta de uma nova profissão. Esse curso tem um custo alto que foi subsidiado, mas que é válido porque é uma oportunidade aos que se dedicam. Seguimos o trabalho e as parcerias para poder proporcionar mais cursos como esses aqui em Campo Largo”.
Randy José Fuentes Silva também participou desta turma. Ele e outro colega, Larrys Noel Gutierrez Cardier, chegaram faz pouco tempo da Venezuela e contam que os colegas sempre os apoiaram. “Somos estrangeiros e agradeço às pessoas que fizeram tudo isso para podermos fazer um curso de graça, porque a verdade é que é muito puxado para nós. Achei top demais, agradeço o conhecimento que adquiri e a parceria para ensinar quem ainda não tem qualificação na área. De coração, foi uma oportunidade que deram para nós”, afirmou Randy. Já Larrys, também falando em sua língua nativa, o espanhol, complementou: “para mim foi uma experiência totalmente nova. Não sabia nada de solda, mas estou pegando o jeito. Todos nós estamos ‘encaminhados’, como vocês falam aqui. Estou muito agradecido com a Prefeitura e o Senai que é uma intituição muito boa”.
O curso do Sesi/Senai PR teve o apoio da prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Agência do Trabalhador de Campo Largo.
Fique atento aos canais oficiais da prefeitura de Campo Largo para novas oportunidades de cursos técnicos.