Grande Curitiba

1ª Reunião 2023 do comitê Cidade Resiliente discute ações preventivas contra desastres e catástrofes

Com a presença de representante da Defesa Civil do Estado e de agentes públicos da Administração Municipal, a primeira reunião trouxe um panorama das variações climáticas em todo o mundo e abordou a importância da organização social para ações de contingenciamento.
18 de setembro de 2023 às 11:36
(Foto: Ana Baena)

COM ASSESSORIAS – Mais de 50 agentes públicos da Prefeitura de Campo Largo, entre secretários, diretores e servidores de todas as pastas, reuniram-se no Auditório da Administração Municipal na tarde da quarta-feira (13/09), junto ao secretário de Ordem Pública, Samir Moussa, e ao diretor de Operações da Defesa Civil do município, Maicon de Lima Soares, para o primeiro encontro do grupo de “frente” do comitê, formado para pensar e debater quais são as melhores ações a serem tomadas na hora de um desastre, acidente, conflito e/ou catástrofe natural.

Desde 2017, quando criado o grupo, foi produzida uma cartilha que será atualizada, contendo a estrutura vigente em relação ao número de veículos da frota pública, a telefones emergenciais, a possíveis locais que podem servir de abrigo, no caso de calamidade pública, e toda a estrutura existente para, quando for necessário, os membros do Comitê Cidade Resiliente saibam como agir instantaneamente.

Representando o Estado, o Capitão Marcos Vidal, da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil, abriu um diálogo sobre a importância de ações informativas para a população, sobre os riscos de uma moradia em uma localidade vulnerável, hábitos diários que podem afetar o meio ambiente e, consequentemente, uma catástrofe e exemplificando desastres de ordem natural como enchentes, terremotos, ciclones, deslizamento de terra e outros.

“A melhor ação é a prevenção e o diagnóstico de possíveis áreas de risco para entendermos a geografia do local e estarmos atentos e preparados para ações efetivas e ágeis, na hora de um conflito”, observou o Capitão.

O secretário da pasta que coordena a Defesa Civil, Samir Moussa, complementou que os encontros, a partir de agora, serão quinzenais e pediu para que todos os agentes tragam sugestões de melhorias e organização estrutural, pensando na hora de conter uma catástrofe ou um acidente que envolva danos à comunidade.

O Comitê foi estruturado para a gestão de crises e conta com representantes de outras instituições, como a Cocel (Companhia Campolarguense de Energia) e almeja a participação de toda a sociedade civil na forma de atuar coletivamente e utilizando todas as ferramentas possíveis em ações de combate e contingência.

A secretária de Educação, Dorotéa Stoco, ressaltou a importância de envolver as lideranças de bairros para disseminar as informações educativas e preventivas, conhecendo, assim, a realidade de cada localidade para melhor saber agir em situações de vulnerabilidade.

O Comitê traz a importância do fortalecimento das comunidades como uma necessidade para que a população esteja preparada para o enfrentamento dos desastres, em atuações nos eventos e à volta à normalidade de vida. “É preciso o engajamento do Poder Público e de toda a sociedade para que as ações de gestão de risco de desastres sejam implementadas de foram efetiva, focadas não somente no restabelecimento da normalidade no pós-evento, mas também na preparação para a chegada do próximo fenômeno”, destacou o Capitão Vidal.

Presença – Foram mais de 50 agentes reunidos na primeira reunião representando as 13 secretarias municipais, recepcionados pelo secretário de Ordem Pública, Samir Moussa, e pelo diretor de Operações da Defesa Civil de Campo Largo – Maicon de Lima Soares; Defesa Civil do Estado do Paraná – Capitão Marcos Vidal, do Corpo de Bombeiros – Subtenente Anderson Przibila Pereira, do Tiro de Guerra 05020 – Subtenente Genésio Ballatka, da Guarda Municipal – Comandante Marcos Leitão, Cocel – Barbara Lunardon, secretários e servidores públicos municipais.

Serviço:

Defesa Civil – 199 ou (41) 99833-8888

Receba alerta da Defesa Civil, gratuitamente e em tempo real, pelo número de mensagem: 40199