Saúde realiza entrega para campo-larguenses com doenças crônicas, acamados ou com dificuldade de locomoção

COM ASSESSORIAS – A prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, promove o Programa Medicamento em Casa. Instiuído em 2017, a ação da Saúde Municipal consiste na entrega de medicamentos básicos de uso contínuo para pessoas que residem em Campo Largo e que são portadoras de doenças crônicas como Hipertensão Arterial Sistêmica, Diabetes Mellitus, que encontram-se acamados ou com dificuldade de locomoção.
Durante as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde, a equipe identifica a necessidade de vinculação do paciente ao programa, realiza o cadastro e encaminha para a Central de Medicamentos do município, que fará a separação e o envio dos itens para a Unidade Básica de Saúde (UBS) que o paciente está vinculado. A entrega acontece bimestralmente, pela equipe da UBS que realiza a visita domiciliar daquele morador. Cada pessoa recebe a medicação em caixa nominal lacrada.
Ampliação – Em 2022, o Programa Medicamento em Casa foi ampliado para incluir o fornecimento de fraldas geriátricas a pacientes hipertensos e diabéticos, com dificuldade de locomoção ou restritos ao leito. Atualmente, o programa tem 47 pacientes cadastrados em diversas regiões da cidade, e 22 deles também têm direito a fraldas.
Confira quais são os critérios para inclusão no Programa Medicamento em Casa:
- Morador(a) do município de Campo Largo;
- Cadastro na Unidade Básica de Saúde do seu bairro;
- Possuir cartão SUS atualizado;
- Paciente restrito ao leito;
- Diagnóstico de, ao menos, uma doença crônica como Diabetes Mellitus ou Hipertensão Arterial – com uso contínuo de medicamentos;
- Pessoas de qualquer idade com dificuldades de locomoção e/ou restritas ao leito;
- Cadeirantes.
Compartilhe essa notícia com o máximo de pessoas e conte com as equipes da Saúde Municipal sempre que precisar.
Serviço:
(41) 3291-5209 (Secretaria Municipal de Saúde) ou 156 (Ouvidoria da Prefeitura de Campo Largo)