Projeto-piloto “Feira no Condomínio” vira lei e terá a ampliação do seu alcance

COM ASSESSORIAS – A prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP), informa que continua acontecendo o projeto-piloto da Feira no Condomínio. A ideia é relativamente simples, mas de uma enorme força para a economia local: que agricultores familiares locais levem seus produtos frescos para serem comercializados dentro de um condomínio residencial, alcançando assim novos espaços de comercialização.
Atualmente o projeto funciona em três locais. O Condomínio Residencial Campo Largo no bairro Aparecida, o Condomínio Bieda no Bom Jesus, e o Condomínio Dalas no Botiatuva. Juntos eles somam até 746 famílias que podem ser atendidas pelo serviço. Por motivo de segurança, apenas moradores dos residenciais podem participar e a feira é disponibilizada sempre em horário pré-determinado. É possível comprar pães caseiros, bolachas, vinhos artesanais, conservas e alimentos provenientes de hortas e pomares: verduras, legumes e frutas. O pagamento pode ser feito em dinheiro, Pix e cartão (crédito ou débito).
Entre esses consumidores está a síndica do condomínio Bieda, Devanir Fassin dos Anjos. “Os quatro produtores que vem (no condomínio) são ótimos, com preços acessíveis. Eu gostei muito que conseguimos ter esse comércio dentro do condomínio, porque tem senhoras que moram aqui e não conseguiriam comprar tudo em outros locais”, exemplificou.
Boa notícia – O projeto-piloto da SMAP deu tão certo que, recentemente, se tornou a Lei das Feiras nos Condomínios nº 70/2023, regularizando a ação tanto para os condôminos quanto para os agricultores. Sendo assim, o projeto terá o seu fim em breve, pois a SMAP fará um Edital para que outros agricultores se inscrevam, bem como outros condomínios possam participar, ampliando a ideia para mais pessoas e regiões de Campo Largo. O objetivo continuará sendo aproximar o produtor rural dos condomínios locais, com produtos frescos para comércio seguro e prático.
Ou seja, além de fomentar a agricultura familar, o projeto beneficia os moradores que têm a oportunidade de adquirir produtos de qualidade sem precisar se deslocar de suas residências. Segundo Celso Vedam, secretário de Agricultura e Pecuária, “o programa tem o intuito de estimular o consumo de alimentos saudáveis, sendo uma relação ganha-ganha entre o alcance e vendas dos produtores, e a comodidade e saúde dos consumidores”.
Feira do Produtor Rural – O público em geral pode adquirir frutas e hortaliças direto do produtor na feira semanal realizada todos os sábados, das 7h às 12h, na Rua Santos Dumont, entre a Av. Cel. Cezar Torres e Rua Rui Barbosa, ao lado da Rodoviária.