Grande Curitiba

Mais de 7 mil estudantes participaram do projeto de empreendedorismo do SEBRAE

Capacitação de professores, conteúdo em sala de aula e uma feira onde os estudantes negociam produtos feitos por eles fazem parte do JEPP.
6 de dezembro de 2023 às 11:38
(Foto: Taianá Martinez (SMCSeTI)

COM ASSESSORIAS – Os estudantes do 3º ano da Escola Municipal O Ateneu, de Campo Largo, estavam animados durante a feira realizada no ginásio da escola, no dia 24 de novembro. Nas barraquinhas, eles atendiam os clientes – outros alunos, pais e professores – e vendiam brinquedos feitos por eles com materiais recicláveis. À venda, havia quebra-cabeça por 2 reais, cavalinho de cabo de vassoura, vai-e-vem e cofrinho feitos com garrafa pet, entre outros produtos.

A feira foi só a última etapa de meses de trabalho em sala de aula e em casa dentro do projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP), do Sebrae, e do qual a Secretaria Municipal de Educação é parceira desde 2015.

Todas as 35 escolas do Ensino Fundamental e as 2 escolas Especiais desenvolvem o JEPP com as turmas do 1º ao 5º ano, envolvendo também a comunidade local e tendo a feira como resultado final do projeto. Neste ano, a maioria dos 2ºs anos desenvolveu a temática Temperos Naturais e os 3ºs anos a Oficina de Brinquedos Ecológicos.

Já nas escolas municipais de ensino integral o JEPP está inserido nas Práticas Pedagógicas e, necessariamente, participam todos os anos do Ensino Fundamental, atrelado aos componentes curriculares. Em toda a rede municipal de ensino, são pelo menos 70 turmas, atingindo aproximadamente 7.000 estudantes.

A professora Luiza Magaton explica que na Escola Municipal O Ateneu, as atividades do projeto começaram neste ano no início do 3º trimestre. “Em sala de aula, falamos sobre os materiais recicláveis, meio ambiente, sistema monetário. Confeccionamos na escola e em casa com as famílias os brinquedos que hoje eles venderam aqui. Eles estavam ansiosos para a feira, esperando os clientes”, conta.

Para aplicação de todas as etapas do JEPP, os professores participam de uma capacitação on-line, que em 2023 totalizou 16 horas de formação, e mais 2 assessorias presenciais, com esclarecimentos de dúvidas, auxílio pedagógico e contribuição de ideias para que as experiências fossem as melhores possíveis. Em junho, mais 60 novos professores fizeram a formação inicial com a técnica facilitadora Rosa Maria Fioravante Tuffi, e as assessorias ficaram com Sheila Mocelin, ambas credenciadas ao SEBRAE.

A Secretaria Municipal de Educação entende a importância do desenvolvimento de competências empreendedoras desde a infância, preparando os estudantes para identificar oportunidades, planejar ações, inovar e empreender. “A educação empreendedora possibilita a transformação do sujeito, incentivando as habilidades e comportamentos empreendedores, dando condições de no futuro, se tornar protagonista da própria vida”, destaca a secretária municipal de Educação, Dorotéa Stoco.