Conheça os campos de atuação da SMAP e da ADAPAR

COM ASSESSORIAS – Embora trabalhem em conjunto para atender os produtores do município, a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) possuem funções distintas. Para esclarecer eventuais dúvidas, a prefeitura de Campo Largo informa os serviços prestados pelas duas entidades.
A Secretaria – Operando no âmbito municipal, a SMAP atua principalmente em cinco frentes: Programa de Agregação de Valor à Produção Agropecuária, Programa de Inovação na Agricultura, Programa de Segurança Alimentar e Nutricional, Atendimento ao Agricultor e Pecuária.
Para garantir o melhor atendimento e a correta divisão de tarefas entre os servidores, cada um desses serviços foi divido nas seguintes áreas:
Programa de Agregação de Valor à Produção Agropecuária
– Apoio para legalização de agroindústrias;
– Protocolos de qualidade;
– Orientações para rotulagem correta;
– Promoção da produção local em mercados regionais.
Programa de Inovação na Agricultura:
– Visitas técnicas em polos de excelência produtiva;
– Difusão de tecnologias;
– Unidades de referência;
– Cursos e palestras.
Programa de Segurança Alimentar e Nutricional:
– Boas Práticas de Manipulação de Alimentos;
– Apoio nutricional: Hortas Comunitárias; Feira do Produtor Rural; Feira de Orgânicos; Visitas escolares ao Horto Municipal;
– Visitas técnicas aos empreendedores.
Atendimento ao Agricultor:
– Serviços do INCRA;
– Emissão do CCIR;
– Serviços sobre o Imposto Territorial Rural – ITR
– Análise de documentos para Cadastro de Produtor Rural – CAD/PRO:
– Emissão de Notas Fiscais.
– Patrulha Rural;
– Projeto ERD – Endereço Rural Digital.
Pecuária na SMAP:
– Projeto Mais Pecuária Brasil (Melhoramento genético em bovinos de corte/leite e Bubalinos);
– Vacinação de Brucelose Bovina (fêmeas de 3 a 8 anos);
– Visitas Técnicas nas propriedades
A Agência – Já a Adapar é um órgão estadual cujo papel é promover a saúde animal e vegetal do Paraná. Cabe a ela garantir que as práticas da agricultura e pecuária sejam executadas de forma segura, tanto para produtores quanto para consumidores, fiscalizando propriedades, estabelecimentos comerciais, o trânsito de animais, produtos e subprodutos de origem animal e médicos veterinários.
Para isso, a agência é dividida em quatro departamentos: Sanidade Vegetal, Sanidade Animal, Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal e Vegetal (DPAV) e o Laboratório Oficial do Estado do Paraná — Centro de Diagnóstico Marcos Enrietti.
Dentre as responsabilidades da Adapar, podemos citar a fiscalização de produtos de origem animal e vegetal; o controle de doenças e pragas; a implementação de programas que promovam práticas agrícolas seguras; e a emissão de certificados sanitários para a exportação de produtos.
No caso de surtos de doenças como raiva, brucelose, tuberculose, influenza aviária, a equipe aciona um protocolo para controlar e erradicar a ameaça. Isso acontece por meio de etapas como a identificação e diagnóstico da doença; isolamento para evitar a disseminação; medidas de controle e erradicação; e a comunicação de orientações sobre como prevenir a disseminação da doença ou praga.
Atualmente, no escritório local de Campo Largo a Adapar conta com dois médicos veterinários fiscais de defesa agropecuária, sendo um atuando no Departamento de Sainidade Animal e uma no DPAV. Além destes, há ainda um técnico agrícola assistente de fiscalização, que atua em todas as frentes.
Para facilitar o acesso à informação, a Adapar fornece diversos guias para os produtores. Eles podem ser encontrados clicando nos links abaixo:
Agricultura:
– Consultar agrotóxicos autorizados no Paraná
– Consultar alerta de geada para a cultura da maçã
– Consultar alerta fitossanitário para cultura da maçã
– Consultar a previsão do tempo
– Consultar cotações e calendário de comercialização da Ceasa
– Receber alerta de geada para a cultura de café
Pecuária
– Atualizar cadastro do rebanho
– Emitir Guia de Trânsito Animal (GTA)
– Registrar estabelecimentos industriais de produtos de origem animal
Cadastro – Todos os anos o Paraná realiza a Campanha de Atualização dos Rebanhos, período que vai de 1º de maio a 30 de junho e quando os criadores/possuidores de animais devem cadastrá-los junto a Adapar, conforme o Decreto Estadual 12029, de 2014.
O cadastro pode ser feito na sede da Adapar e é obrigatório para os animais da defesa Agropecuária, o que abrange galinhas (e outras aves), abelhas, peixes, porcos, carneiros e ovelhas, cabras, bodes e cabritos, cavalos, éguas e burros, asnos, jegues e jumentos, mulas, bois, vacas e búfalos.
Para mais informações, entre em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária pelo telefone (41) 3291-5230 ou presencialmente, na Rua Ayrton Senna, 3.460, bairro Ouro Verde.
SERVIÇO:
Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária (SMAP)
Endereço: Rua Ayrton Senna, 3.460 – Ouro Verde
Telefone: (41) 3291-5230
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h
Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar)
Endereço: Av. Padre Natal Pigato, 814 – Vila de Lurdes
Telefone: (41) 3393-3675 (WhatsApp)
Horário de atendimento: 8h às 12h e 13h às 17h