Grande Curitiba

Adolescentes do PPE participam de maratona para criação de projetos e soluções

17 de junho de 2021 às 16:19

COM ASSESSORIAS – Adolescentes do Programa de Formação para o Primeiro Emprego (PPE) participam do Innovation Camp, programa desenvolvido pela Junior Achievement Paraná, organização social que estimula jovens a criarem soluções para questões relacionadas aos desafios e metas da Agenda 2030 da ONU que tratam dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

As aulas acontecem on-line e reúnem 250 jovens que foram divididos em duas turmas. Cada uma delas terá dois encontros virtuais. A primeira turma se reuniu no último sábado (12/6) e volta no próximo dia 19. A segunda turma se reunirá nos dias 26 de junho e 3 de julho.

A primeira turma vai pensar soluções para o ODS4, que trata da Educação de Qualidade, enquanto os alunos da segunda turma vão propor soluções para o ODS8: Trabalho Decente e Crescimento Econômico. As três melhores ideias serão premiadas.

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, fará parte do time de jurados doo Innovation Camp neste sábado.

A diretora de Apoio à Empregabilidade, Melissa Cristina Alves, explica que o programa Innovation Camp faz parte da programação do PPE para que os participantes desenvolvam o pensamento estratégico. “Queremos que eles sejam capazes de criar soluções para problemas de forma inovadora, estimulando a criatividade e o raciocínio, além de promover sua empregabilidade.”

Primeiro Emprego

Coordenado pela FAS e lançado no final de 2018, o Programa de Formação para o Primeiro Emprego oferece um percurso formativo em que os estudantes têm acesso a conteúdos que buscam o desenvolvimento profissional e comportamental, ampliando as possibilidades de acesso ao primeiro emprego preferencialmente na condição de aprendiz.

Entre as atividades está o reforço de português e matemática laboral, informática básica, ferramentas de gestão e o desenvolvimento de projetos.

Destinado ao atendimento de adolescentes de 14 a 17 anos, preferencialmente em situação de vulnerabilidade social, desde que foi criado, o programa ofereceu 2.500 vagas e formou 700 jovens.

Organização social

Fundada em 1919, nos Estados Unidos, a Junior Achievement é uma das maiores e mais antigas instituições de educação financeira, empreendedorismo e prática de negócios. No Brasil, a organização social possui unidades em todos os estados e no Distrito Federal.

Sem fins lucrativos, a organização é mantida pela iniciativa privada e trabalha para despertar o protagonismo nos jovens no empreendedorismo. Seus programas estimulam o desenvolvimento pessoal e buscam inserir os participantes no contexto do mundo dos negócios, com a vivência teórica e prática do mercado de trabalho.