Grande Curitiba

Escolas e CMEIs fazem arraiais on-line para comemorar as festas juninas

24 de junho de 2021 às 15:44
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – Neste dia de São João (24/6), não vai ter fogueira nem dança de quadrilha ao vivo. O que não quer dizer que as festas juninas não foram comemoradas neste ano: ganharam formato virtual em várias escolas municipais e CMEIs, já que a pandemia da covid-19 ainda não permite eventos que gerem aglomerações.

Nas unidades da Regional Matriz, por exemplo, os arraiais on-line uniram crianças e estudantes e seus familiares com as equipes de ensino em plataformas de reuniões virtuais e tiveram comida típica, trajes juninos, bingo, contação de histórias e muitas brincadeiras.

Pai de Olívia, 6 anos, e Lara, 4 anos, matriculadas na Escola Municipal Professor Brandão, o jornalista Márcio Kameoka conta que já planejava fazer uma minifesta junina em casa para as meninas e o encontro virtual feito pela escola no último sábado (19/6) foi mais um motivo para vesti-las como manda o figurino.

“Elas ficaram animadas porque a festa junina é uma das referências temporais delas. Foi legal a escola criar mais essa forma de contato. As meninas participaram de brincadeiras diferentes das que fazemos aqui”, diz Kameoka.

A diretora da escola no Alto da Glória, Edneia Aparecida Dias, conta que a preparação para o arraial virtual foi feita com materiais encaminhados às famílias com o kit pedagógico. Assim, crianças e familiares puderam participar, de suas casas, de danças propostas pelos professores de Educação Física, jogaram bingo, aprenderam a fazer bandeirinhas e fantoches com o tema junino, fizeram jogos de adivinhação e de encontrar objetos pela casa com a letra das palavras sorteadas.

“É importante mantermos vivo o aspecto cultural da festa junina e não poderia passar em branco mesmo com a pandemia. As famílias aderiram à proposta, se caracterizaram , enfeitaram as casas e as crianças interagiram bastante com os professores”, disse a diretora.

No CMEI Vila Torres, no Prado Velho a festança online foi em 12 de junho, com gincana, bingo, canções juninas, dobradura de balão, oficinas de boca do palhaço e de jogo de argolas. As famílias decoraram as casas com materiais enviados no Kit Festa Junina, especialmente organizado pela equipe.

Criatividade e conhecimento

Além de proporcionar momentos lúdicos e de integração da comunidade escolar, as festas juninas das unidades de ensino na Regional CIC também tiveram atividades formativas. Na Escola Municipal Vila São José, no bairro Augusta, os estudantes fizeram um tour virtual pela Casa Verde, um local na CIC com trilhas e que incentiva a sustentabilidade e a consciência ecológica, como complemento às atividades de educação ambiental desenvolvido na unidade.

“Cada unidade de ensino encontrou uma forma de manter as tradições juninas nesses tempos de relações virtuais, sem perder a alegria”, disse a chefe do Núcleo Regional da Educação na CIC, Angela Cristina Piotto.

A festa junina do CMEI Maria do Rocio Ramina Maestrelli, no Augusta, promoveu uma viagem pelas comemorações no Brasil, mostrando como as tradições se misturaram ao longo do tempo. A diversão ficou por conta da criatividade dos professores: teve quem inventou uma corrida do saco dentro das salas das famílias, ou transformou a maçã do amor em jogo matemático, com palitos.

No CMEI Barigui, na CIC, teve até correio elegante com os recados escritos no papel sendo mostrados na tela ou via chat.