Grande Curitiba

Estágio na Prefeitura é oportunidade de crescimento pessoal e profissional

A Prefeitura de Curitiba oferece oportunidades de estágio a estudantes de nível médio, técnico e superior (graduação e, em breve, pós-graduação). Os estagiários podem aprender na prática um pouco mais sobre o trabalho nas secretarias e órgãos municipais, auxiliando as equipes de servidores, trazendo o seu conhecimento acadêmico e pessoal e, assim, eles amadurecem, especialmente os mais jovens
1 de julho de 2021 às 15:43
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Curitiba oferece oportunidades de estágio a estudantes de nível médio, técnico e superior (graduação e, em breve, pós-graduação). Os estagiários podem aprender na prática um pouco mais sobre o trabalho nas secretarias e órgãos municipais, auxiliando as equipes de servidores, trazendo o seu conhecimento acadêmico e pessoal e, assim, eles amadurecem, especialmente os mais jovens.

Grande parte deles integra o programa de estágio UniverCidade, que dá oportunidade aos estudantes universitários da capital. Quase 80% dos estagiários são alunos do ensino superior.

O Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) é responsável pelo gerenciamento dos contratos da maioria das secretarias e órgãos da Prefeitura.

O estudante de Estatística Pedro Hennig, de 21 anos, é um deles. Ele faz estágio na Secretaria da Educação, a pasta que mais contrata estagiários, com cerca de 45% do total da Prefeitura.

“Percebo que desenvolvi habilidades de comunicação. Também aprendo muito com meu chefe, que é estatístico. Ele sempre me auxilia e eu estou melhorando a minha habilidade de analisar as coisas estatisticamente”, comemora o jovem catarinense que mora em Curitiba desde 2018.

“A estatística é a matemática aplicada ao mundo real. Aqui na Educação o nosso trabalho ajuda a melhorar a vida de outras pessoas. Gosto demais do estágio”, declara o jovem que está no 4º período do curso.

Pedro comemora também o fato de que a bolsa-auxílio que recebe tem ajudado durante a pandemia. Com o restaurante universitário da UFPR fechado, ele não conta mais com as refeições subsidiadas e, por isso, os gastos com alimentação subiram. “Além de ajudar nas despesas de casa, também consigo economizar uma parte”, revela.

A vontade de guardar algum dinheiro também motivou Victor Carneiro Silva, de 18 anos. “Quando comecei o estágio, eu queria comprar as minhas coisas sem depender o tempo todo dos meus pais. Hoje em dia penso bastante em economizar o meu próprio dinheiro”, disse.

Victor considera que o estágio o ajudou a ser uma pessoa mais organizada. “Também fiz amizades aqui”, conta.

Comunicação

Para a jovem Cecilia de Cassia Vacilotto, de 17 anos, que estagia na Secretaria da Saúde há sete meses, o estágio tem sido uma oportunidade de aprendizado importante. “Eu me libertei. Hoje sou bem mais comunicativa. Aqui a gente tem que saber falar com as outras pessoas”, conta a estudante do ensino médio que planeja estudar Medicina.

“Não pensei que iria gostar tanto. Aprendo coisas novas todos os dias, meu vocabulário está mudando”, observa ela, que auxilia a equipe da Superintendência de Gestão.

Gabrieli Vitória Messias, de 18 anos, venceu a timidez com o estágio que faz no gabinete da Secretaria de Finanças. “Sou bem mais comunicativa hoje em dia. Espero que isso me ajude a encontrar uma nova oportunidade”, diz ela, que em breve terá o seu período de estágio encerrado.

Como funciona

Na Prefeitura de Curitiba os contratos de estágio têm geralmente um ano de duração e podem ser estendidos por mais um ano. Os estagiários devem ter pelo menos 16 anos completos.

A carga horária tem de 20 a 30 horas semanais. Além da bolsa-auxílio, que varia de acordo com a carga horária, o programa de estágio depende da disponibilidade financeira de cada secretaria. Todos recebem vale-transporte.

Recentemente, o Imap implantou um novo sistema que permite a contratação dos estagiários de forma totalmente digital.

Em breve, além dos estudantes de nível médio e graduação, o Imap terá vagas de estágio para estudantes de pós-graduação.

Para que os estudantes de pós-graduação possam se candidatar às vagas, as instituições de ensino superior devem ter essa previsão no projeto pedagógico do curso.

Para saber mais sobre o estágio e identificar as vagas disponíveis, conheça o site do Imap. As oportunidades são atualizadas permanentemente.

Para falar diretamente com a equipe de estágio entre em contato pelo endereço eletrônico [email protected] ou pelos telefones 3350-9591 ou 3350-9544 ou 3350-9570.