Grande Curitiba

Dia Mão na Massa movimenta escolas e CMEIs nesta quarta-feira

15 de setembro de 2021 às 10:54
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Esta quarta-feira (15/9), é dia de aprender na prática nas unidades de ensino da rede municipal de Curitiba. As escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) da cidade participam do Dia Mão na Massa, um dia para que professores, crianças e estudantes desenvolvam, juntos, atividades que estimulem a expressão e a criatividade na aprendizagem.

A ação é uma iniciativa da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC), movimento apoiado pela Fundação Lemann e pelo MIT Media Lab. Desde junho, a educação curitibana integra o Programa Escolas Criativas idealizado pela RBAC com apoio das fundações Lemann e Lego.

Nas últimas semanas, várias escolas e CMEIs da cidade vêm preparando ações para o Dia Mão na Massa, desenvolvendo propostas que provocam os curitibinhas a aprenderem a construir o conhecimento e encontrar, na prática, a melhor solução para situações do dia a dia.

Na Escola Municipal Campo Mourão, na Vila Izabel, por exemplo, os estudantes estão sendo desafiados a criar uma luminária, mas sem uso de meios convencionais, como eletricidade ou fogo.

Já a equipe de Robótica da Secretaria Municipal da Educação preparou videoaulas especiais para a data, que estão sendo veiculadas esta semana para as turmas do 1º ao 9º ano.

“Curitiba está na vanguarda da educação criativa, com base no ‘fazer para aprender’. Já temos diversas atividades da aprendizagem criativa como propósito e o Dia Mão na Massa é mais um convite para que nossas crianças e estudantes sejam protagonistas em seu processo de aprendizado”, destacou a secretária municipal d Educação, Maria Sílvia Bacila.

Entre as propostas que a educação curitibana já adotou para ser uma cidade educadora e criativa estão as aulas de robótica e os espaços maker nos Farois do Saber, com impressoras 3D, proposta que ficou entre os selecionados do Desafio Aprendizagem Criativa 2018, promovido pela Fundação Lemann e o Massachusetts Institute of Technology (MIT) Media Lab.

Reciclagem e protótipos em 3D

Já no Farol do Saber e Inovação Fernando Pessoa, anexo à Escola Municipal Guilherme Butler, no Boqueirão, os estudantes estão criando vasos auto irrigáveis para plantas, utilizando materiais recicláveis como garrafas, galões de plástico e até cápsulas de café.

“A proposta surgiu da vontade de criar uma ação de paisagismo e que reutilizasse materiais. Os estudantes fizeram testes para saber quais materiais trariam os melhores resultados para irrigar as plantas”, conta a professora do Espaço Maker do Farol, Solange Daufembach Esser Pauluk. Ela orienta o projeto com o auxílio da agente de leitura Marinei Arruda Martins.

Depois de testarem os materiais recicláveis para os vasos, ela e as crianças estão iniciando a prototipagem de vasos impressos em 3D para chegar ao modelo mais eficiente.

Projeto nacional

O Dia Mão na Massa é realizado em Curitiba e por alunos e professores de todo o Brasil, em 114 atividades inscritas por educadores de escolas de sete estados brasileiros. A ideia é impactar diretamente nesta quarta-feira num único dia 10 mil estudantes, com esta atividade que estimula um novo modelo de aprender, por meio de brincadeiras e de projetos criados e relacionados ao cotidiano de cada estudante.

Praticada desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca com as oficinas maker dos Faróis do Saber e Inovação e ações pedagógicas nas salas de aula, a aprendizagem criativa é uma realidade consistente na rede municipal.

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RBAC) é um movimento de educadores, artistas, pais, pesquisadores, empreendedores, alunos e organizações que promovem práticas educacionais mais mão na massa, criativas e relevantes para crianças e jovens de todo o país.

Por meio de festivais, oficinas, programas de fellowships, encontros regionais, recursos pedagógicos e discussões on-line, a RBAC provê um ambiente propício para a criação e a vivência da aprendizagem criativa de forma relevante e sustentável nas diferentes regiões do Brasil desde 2015.