Grande Curitiba

Atividades com foco no público infantil unem Guarda Municipal e Corpo de Bombeiros

24 de setembro de 2021 às 16:09
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Guarda Municipal deu início a uma troca de experiências com o Corpo de Bombeiros voltada ao desenvolvimento de iniciativas junto a crianças e adolescentes das escolas do ensino público. A instituição parceira, que desenvolve o programa do bombeiro mirim em cidades do interior, deve agregar forças na capital, que já conta com os consolidados programas da Guarda Municipal Mirim e do Conhecer para Prevenir (CPP).

Para dar início ao intercâmbio de informações, o comandante da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior reuniu os envolvidos na sede da corporação.

“Pelo município temos duas iniciativas de sucesso: além da Guarda Mirim, o CPP está implantado em todas as escolas municipais e é desenvolvido de forma conjunta pela Defesa Civil e Secretaria da Educação”, aponta o comandante da GM.

Também participante das tratativas, a diretora de logística da Secretaria Municipal da Educação, Maria Cristina Brandalize, destacou a evolução do CPP e a dimensão alcançada pelo programa no ensino público fundamental de Curitiba. “Temos conseguido que cada vez mais crianças aprendam a se posicionar em casos de anormalidade e de risco de vida, e com bons objetivos de forma organizada e sem pânico”, diz ela.

Já o programa Bombeiro Mirim está amparado pela lei estadual n º 17.193/2012, com público-alvo nos estudantes de 12 a 17 anos em situação de vulnerabilidade social. “Temos o objetivo principal de trazer o estudante para um ambiente seguro, pelo qual ele vai ter aprendizado de prevenção contra incêndio, contra acidentes no lar, receber noções de primeiros-socorros e levar isso para toda a vida”, explica o major do Corpo de Bombeiros Jaime Antonio de Souza.

“Nossa vida é um eterno ensinar e aprender. Nós temos muito a aprender com a Guarda Mirim e acredito que nós também temos a somar para o projeto municipal”, complementa o major.

Municípios como Apucarana, Arapongas, Cornélio Procópio e Ivaiporã, no interior do Estado, já implementaram o bombeiro mirim, conforme aponta a assessora de Coordenação de Acolhimento e Mobilização da Superintendência Geral de Diálogo e Interação Social do governo estadual, Joseli Collaço