Grande Curitiba

Rua da Cidadania do Pinheirinho está de cara nova

27 de setembro de 2021 às 17:04
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Prestes a completar 25 anos de existência, a Rua da Cidadania do Pinheirinho está passando por uma reforma de sua estrutura para melhor atender a população.

Inaugurada em 7 de dezembro de 1996, a rua recebeu no período de janeiro a agosto deste ano 139,2 mil pessoas, que foram em busca de serviços, como a procura de emprego até os mais diversos atendimentos nos núcleos das secretarias de Educação, Segurança Alimentar, Saúde, Esporte, Lazer e Juventude, Urbanismo, Finanças, Meio Ambiente, Governo, Defesa Social, FAS, Fundação Cultural de Curitiba, Cohab, Sanepar, Instituto de Identificação do Paraná e Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Mais espaço para a Urbs

A reforma é coordenada pela Secretaria de Governo Municipal e executada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. Os trabalhos incluem reestruturação da rua, com recuperação da estrutura metálica (substituição das chapas metálicas do piso das passarelas e rampas, que estavam danificadas).

Também foi feito o lixamento e remoção das ferrugens, aplicação de fundo anticorrosão, para receber a nova pintura nas estruturas metálicas que dão sustentação à cobertura.

“Estamos aproveitando a reforma para ampliar a sala da Urbs e assim dobrar a capacidade de atendimento”, explicou Adoílson Colaço, que é o síndico da Rua da Cidadania.

Quadra poliesportiva renovada

Como a rua é também espaço de prática de esportes, diversão e lazer, os trabalhos também envolveram a reforma da quadra poliesportiva, com o lixamento do piso para completa remoção da pintura antiga e o redimensionamento da quadra e pintura em tinta epóxi. As traves e tabelas de basquete também foram pintadas e ao longo de toda a extensão da quadra, foram instaladas redes de proteção novas.

“Um reparo importante na estrutura da Rua da Cidadania, foi a substituição das calhas. Era um transtorno nos dias de chuva porque tinha muita infiltração e agora isso também foi corrigido”, disse Paula Ribeiro, coordenadora de atendimento.

Iluminação cênica e pintura

A pintura de toda estrutura de alvenaria deu cara nova ao equipamento. No final dos trabalhos toda a estrutura de 6.688,90 m2 ganhará nova pintura externa e nova pintura do letreiro que identifica o prédio. A conclusão dos trabalhos está prevista para o início de 2022.

“A Rua está cada vez mais bonita. É a única que tem iluminação cênica. Já usamos a estrutura no Natal do ano passado e fez muito sucesso com o público. Este ano vamos repetir a dose”, disse Adoílson Colaço.

Jardins e arborização

Na parte externa, os jardins da entrada principal também foram revitalizados. Foi feita a troca dos refletores, plantio de flores e arborização. “Plantamos cerca de 50 árvores entre liquidâmbares, ipês e árvores frutíferas. Nos canteiros foram plantadas flores da espécie Amor Perfeito, que serão agora substituídas por Boca de Leão, explicou Adoílson.

Na parte de trás da rua, o antigo chafariz, que estava fechado com pedras agora abriga um vistoso jardim, com grama, jabuticabeira, ciprestes e flores.

A rega dos jardins é feita de forma sustentável, já que a Rua da Cidadania capta água da chuva em dois reservatórios para esta finalidade.

Além da reforma, o equipamento terá mais uma novidade nos próximos meses. “Futuramente, vamos ter um café aqui que vai funcionar no antigo bicicletário”, adiantou Adoílson.