Grande Curitiba

Arte mural leva cor ao Restaurante Popular da Matriz e agrada frequentadores

20 de abril de 2022 às 16:30
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Quem frequenta o Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa, dentro da Rua da Cidadania da Matriz, já percebeu que o lugar está mais aconchegante. Como as demais unidades da Prefeitura especializadas na oferta de refeições balanceadas, saborosas e acessíveis a todo tipo de público, por meio da Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), ele acaba de ter suas paredes pintadas com coloridos motivos que remetem a ícones de Curitiba e que enchem os olhos dos comensais.

O Bondinho da Leitura da Rua XV, Jardim Botânico, um Farol do Saber, a Catedral Basílica, as esculturas do Homem e da Mulher Nua e o Parque Tanguá estão entre os símbolos da cidade que podem ser identificados pelo público nas paredes renovadas, quando comem ou se preparam para deixar o local. Os autores são os artistas Ferge e May, que trabalharam sobre a pequena área de antigas paredes brancas situadas ao fundo do restaurante.

Comer e apreciar

Planejado para acomodar 160 pessoas ao mesmo tempo, o restaurante tem salão espaçoso mas inteiramente ladeado por paredes de vidro. O único setor a admitir a intervenção eram as paredes ao fundo, próximas à saída, que ganharam vida nova.

“Nós apresentamos o tema aos artistas e eles ficaram livres para criar. O resultado é uma agradável surpresa”, conta a chefe do Núcleo Regional Matriz da SMSAN, Fabiana Hammerschmidt.

“Foi um desafio grande colocar tanta criatividade em tão pouco espaço. O resultado ficou ótimo”, elogia a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion, que solicitou a intervenção artística à Secretaria Municipal da Segurança Alimentar e Nutricional. O Restaurante Popular do Capanema, o Mesa Solidária Luz dos Pinhais (atrás da Catedral) e o complexo alimentar do Capanema já contavam com pinturas feitas pela dupla de artistas.

“Agora ficou bonito e, principalmente, humano. Branco é pra túmulo ou hospital. Além do mais, a gente também come com os olhos”, opina o cozinheiro José Fernando de Oliveira, de Curitiba, que almoça no Restaurante Popular.

Residentes na Região Metropolitana, os namorados Dayane Suellen de Jesus e Júlio de Lima também gostaram da mudança. “Assim que entrei, bati os olhos na pintura. Ficou muito alegre”, elogiou a moça, que mora em Campo Largo. “Estão de parabéns”, concordou o rapaz, de Quitandinha.

Funcionária do local há seis meses, a auxiliar de cozinha Joice Maren Rodrigues também aprovou a mudança. “Ficou mais bonito, alegre. Digo isso também porque as pessoas comentam”, conta a trabalhadora, que ajuda a recolher louças e talheres usadas pelo público no passa-prato situado no fundo da unidade.

O restaurante

Com 14 anos de funcionamento e capacidade para 160 pessoas, o Restaurante Popular da Matriz está sob gestão da SMSAN e é operacionalizado pela organização sem fins lucrativos Ação Social do Paraná. Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 10h30 às 14h. Para as 1.800 refeições diariamente servidas, usa cerca de 2 toneladas de alimentos. Cada refeição custa R$ 3.

Quem quiser conhecer a intervenção artística do local, pode aproveitar esta sexta-feira (22/4) e programar o almoço no local. O Restaurante Popular vai funcionar normalmente.

Serviço: Restaurante Popular da Matriz

Local: Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa
Horário: das 10h30 às 14h
Preço do almoço: R$ 3 por pessoa