Personalidades dos livros de história sobem ao palco para ensinar os curitibinhas
COM ASSESSORIAS – Dos livros para o Parque dos Tropeiros na CIC, os principais personagens da história do Brasil ganharam vida para apresentar o Auto da Independência a cerca de 500 crianças da rede municipal de ensino. A encenação faz parte da programação pelo bicentenário da independência do Brasil e abriu a Semana da Pátria, que conta ainda com outras ações educativas na cidade.
Essa foi a décima apresentação da peça. Em todas as vezes, o prefeito Rafael Greca acompanhou a encenação ao lado das crianças. Na CIC, ele entregou à turma um gibi elaborado especialmente para a festividade, As Vidas da Independência.
“Nossos curitibinhas não se esquecerão do príncipe Dom Pedro gritando ‘Independência ou Morte’, mas eu lhes digo Independência ou Vida. Vamos viver com alegria pelo bem do Brasil, nada se compara ao cérebro que lê, então vamos celebrar”, comentou o prefeito.
A peça
Programado para ser realizado em todas as regionais da cidade, o espetáculo têm no palco Dom Pedro I, a princesa Leopoldina e José Bonifácio, que contam o momento histórico da separação de Portugal e do nascimento do Brasil Imperial. Os personagens Curitibinha e sua professora completam a história, que tem cenários, figurinos e trilha sonora especial.
Professora do 5º ano da Escola Municipal CEI Padre Francisco Meszner, Kelly Batista comentou sobre o acesso à cultura para os alunos. “Além de proporcionar um momento diferente para as crianças, elas sempre se lembrarão da história da independência do nosso pais”, disse.
O conteúdo do teatro fez com que a professora Raquel Guimarães, da Escola Municipal Professora América da Costa Sabóia, visse no passeio um ótimo momento para explicar a história. “Existe todo um trabalho dentro da sala de aula para chegar aqui e assim eles aproveitarem melhor ainda o passeio.”
Aluna de Raquel, Rosa da Silvia, que também é jornalista mirim da escola, elogiou a apresentação. “Muito legal ver uma história que está no nosso livro da escola”, comentou.
Também participaram estudantes das escolas municipais Mansur Guérios, Otto Bracarense Costa, Nossa Senhora da Luz dos Pinhais e Heitor de Alencar Furtado.
Compareceram a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, a secretária municipal da Educação, Maria Silvia Bacila, o administrador da regional da CIC, Rafael Keiji, o administrador da regional do Portão, Gerson Gunha, e o assessor especial de articulação política, Lucas Navarro Souza.
Próxima apresentações do Auto da Independência
Dia 5/9, às 15h – Rua da Cidadania do Cajuru (Av. Prefeito Maurício Fruet, 2.150 – Cajuru)
Dia 6/9, às 15h – Rua da Cidadania do Bairro Novo (R. Tijucas do Sul, 1.700 – Sítio Cercado)