Grande Curitiba

Curitiba é a capital brasileira da escalada esportiva

28 de setembro de 2022 às 09:26
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Curitiba é a capital nacional da escalada esportiva até esta quarta-feira (28/9), quando acontecem na cidade as últimas provas do Campeonato Brasileiro 2022, na modalidade boulder.

A etapa de qualificação masculina para a semifinal começou nesta terça-feira (27/9), no Parque Olímpico do Cajuru, com a presença do secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Carlos Eduardo Pijak Júnior. A qualificação feminina acontece à tarde.

“Como parte da política da Prefeitura para o segmento está a captação de grandes eventos como este, o que movimenta a cidade, a economia local e chama a atenção do Brasil para a vocação da nossa cidade para as diversas modalidades esportivas”, disse Pijak.

No próximo campeonato, o Parque Olímpico terá duas novas paredes fixas – uma para a modalidade boulder e outra para velocidade. A obra está em licitação e deve começar a ser executada antes do fim do ano.

O evento é aberto ao público, que pode prestigiar também as provas que serão disputadas nesta quinta-feira (28/9). Como ingresso, podem levar 1 quilo de alimento não-perecível e colaborar com as ações sociais da Prefeitura. Em troca, poderão ver os grandes nomes da escalada esportiva masculina e feminina disputando as semifinais e a final.

Feras e torcida

Campeão brasileiro em 2021, o paulista Felipe Ho Faganholo foi o primeiro dos 27 inscritos a escalar as paredes montadas ao lado do ginásio do local e levou torcida. “Nunca tínhamos assistido a uma disputa. Viemos para conhecer o esporte e torcer por ele”, disse Lisélia Sandes Guimarães Oliveira, que veio a Curitiba com o marido, Arnaldo de Jesus Oliveira, a filha e namorada do atleta, Júlia Sandes Oliveira, e o cãozinho Tito. O curitibano Pedro Egg foi o oitavo a escalar.

A qualificação feminina, com 13 inscritas, acontece à tarde. Uma das atrações é a curitibana Mariana Hanggi, de 16 anos, que coleciona títulos como os dois campeonatos sul-americanos disputados neste ano e já está arrumando as malas para a Copa do Mundo do Japão, em outubro. Com ela embarcam Felipe Ho e o técnico da Associação Brasileira de Escalada Esportiva Anderson Gouveia. “Mariana é a promessa do Brasil para os Jogos Olímpicos de 2028”, disse Gouveia.

Quem aproveitou para também travar o primeiro contato com o esporte foram os estudantes de 3º, 4º e 5º ano da Escola Municipal Professora Maria de Lourdes Lamas Pegoraro, no bairro Cajuru, que fazem contraturno escolar no Parque Olímpico. Curiosos, não tiravam os olhos das paredes de escalada. “Vai que, entre eles, está um futuro grande nome da escalada esportiva”, justificou o coordenador do Centro Esportivo Cajuru, Luiz Fernando de Alcântara, que fez o convite às crianças.

A escalada esportiva é disputada nas modalidades boulder, velocidade e guiada. A prática tornou-se esporte olímpico a partir dos Jogos de Tóquio, no ano passado.

Serviço: Campeonato Brasileiro de Escalada

Local: Parque Olímpico do Cajuru (Rua Rivadávia Fonseca de Macedo, 510)
Datas: 27/9 (terça-feira) e 28/9 (quarta-feira), a partir das 9h30
Ingresso: 1 quilo de alimento não-perecível