Grande Curitiba

Prêmio Servidor Público Padrão 2022 homenageia 29 profissionais

Honraria criada em 2003 e regulamentada em 2018 procura exaltar funcionários públicos que obtiveram destaque no exercício de suas atividades
10 de novembro de 2022 às 15:08
(Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta quarta-feira (9), a Câmara Municipal de Curitiba promoveu uma sessão solene para a entrega do Prêmio Servidor Público Padrão 2022. A cerimônia teve a presidência do vereador Tico Kuzma (Pros). O Prêmio Servidor Público Padrão foi instituído pela lei municipal 10.680/2003, que posteriormente foi regulamentada pela lei complementar 109/2018. Em agosto, a Câmara Municipal aprovou o decreto municipal 08/2022, com os nomes dos 29 homenageados.

A mesa foi composta pela vereadora Flávia Francischini, primeira-secretária; vereadora Professora Josete (PT), segunda-secretária; vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade), primeiro-vice-presidente; vereador Tito Zeglin, segundo-vice-presidente; vereador Professor Euler, terceiro-secretário; vereador Mauro Ignácio, quarto-secretário; e Maria Alice Erthal, presidente da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS).

Saudação Oficial

A saudação oficial foi feita pelo vereador Herivelto Oliveira (Cidadania). Ele cumprimentou todos os homenageados e citou situações que motivam as pessoas a procurarem os serviços públicos: “coleta de lixo, atraso de ônibus, situações em UPAs ou escolas e mais uma série de motivos que poderiam ser citados ao longo de toda a noite. Todos que buscaram informações ou reportaram alguma situação específica sobre a cidade foram atendidos por um servidor público que forneceu informações ou buscou uma solução para o problema exposto”, disse o vereador. Muitas vezes, de acordo com Oliveira, os funcionários públicos são alvos de críticas apressadas e injustas: “Se existem falhas, e elas existem, é necessário que elas sejam denunciadas, mas injustiças acontecem.”

Ele destacou a atuação dos servidores nos últimos anos, durante o período da pandemia, enfatizando a importância dos funcionários públicos das áreas de educação e saúde. “Se nossos filhos conseguiram continuar aprendendo, apesar das dificuldades, muito disso se deve ao esforço dos profissionais da educação, como professores, monitores, coordenadores, equipes de manutenção e limpeza e outros”, disse o vereador. Ele lembrou que o Brasil teve 34 milhões de casos de covid registrados e um total aproximado de 680 mil mortes: “Os que sobreviveram devem suas vidas primeiramente a Deus e, em segunda instância, aos servidores públicos da área de saúde.”

Ele contou que seu pai também foi um servidor público. “Seu nome era José e todo dia, às cinco da manhã, o caminhão da prefeitura passava em nossa casa e ele ia para o setor de obras da prefeitura, onde trabalhava como servente. Eu e meus irmãos tivemos uma vida limitada do ponto de vista financeiro, mas isso não impediu que nosso pai gerasse, com o salário que recebia da prefeitura, as condições para que cada um de nós seguisse seu próprio caminho com segurança”. Para Herivelto Oliveira, cada um dos homenageados com o Prêmio Servidor Padrão 2022 tem responsabilidade para que Curitiba se torne cada vez melhor. “Nós vereadores somos servidores públicos temporários, mas são vocês, dentro de suas especialidades, que mantêm a cidade nos trilhos”, finalizou.

Agradecimento

Em nome dos homenageados falou Admaro Anderson Pinto. Para ele, a solenidade de entrega do Prêmio Servidor Público Padrão 2022 é especial não só pela simbologia do ato, mas também pela representatividade das diversas categorias representadas. “É nossa função servir de forma responsável e exemplar. O que vemos hoje é uma geração de servidores comprometidos com o interesse público. São pessoas que se doam para que todas as políticas públicas, sem exceção, possam cumprir suas finalidades junto à população”, disse Admaro. Ele exaltou o trabalho das pessoas que chefiaram os 29 profissionais homenageados e também os servidores já aposentados: “Somos os frutos desses trabalhadores.”

Admaro é o responsável pelo gerenciamento do programa Mesa Solidária. “Até o momento, servimos mais de 825 mil refeições aos que mais precisam. Aliados à Saúde, à Assistência Social e à Defesa Social, pretendemos fazer mais”, explicou. Admaro acredita que o funcionalismo pode produzir mais. De acordo com ele, são milhares de servidores públicos em todo o Brasil, empenhados em buscar soluções para as mazelas que afligem a população.

Homenageados

Adaisi do Rocio de Paula Cordeiro, indicada pela vereadora Professora Josete (PT). Professora na rede municipal de ensino desde 1973, ofício no qual se aposentou como diretora da Escola Municipal Miguel Krug. É graduada e pós-graduada na área do Ensino da Arte. Além do espaço das escolas, participou da primeira diretoria eleita da Associação Municipal do Magistério de Curitiba na época da ditadura. Atualmente é vice-presidente do Sismmac – Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba.

Admaro Anderson Pinto, indicado pelo vereador Jornalista Márcio Barros (PSD). Graduado em Administração de Empresas e especializado em Tecnologia da Informação e Comunicação pelo Imap, foi o responsável pela implantação da Diretoria de Relações com o Terceiro Setor da Fundação de Ação Social – FAS, onde estabeleceu o recorde de parcerias formalizadas e realização de mais de 500 reuniões com a população para controle social do órgão.

Admilson Gomes da Silva, indicado pelo vereador Denian Couto (Pode). Sua formação é de Técnico em Edificações, porém seu amor pelo esporte o levou da Secretaria Municipal de Obras para a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude, onde desenvolve projetos que têm como base utilizar o esporte como ferramenta para alcançar mudanças sociais. Também conhecido como BA, representou Curitiba em diversas maratonas e corridas de rua em várias cidades do Brasil.

Aldebrando Lins de Albuquerque, indicado pelo vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade). Funcionário de carreira do INSS desde 1982, está lotado na Matriz, onde é o atual Gerente Executivo. Iniciou a implementação do sistema de atendimento de requerimento de benefício de forma digital em Curitiba e a implantação do sistema de teleatendimento do INSS (fone 135).

Almir Neves Júnior, indicado pelo vereador Osias Moraes (Republicanos). Com graduação em Medicina e especialização em Medicina de Família e Comunidade, foi médico do Samu, participou do projeto Mais Médicos e atualmente está lotado na Unidade de Saúde Nossa Senhora Aparecida. Esteve na linha de frente no combate à pandemia da covid-19. Como voluntário junto ao “Grupo da Saúde” e “Universal nos Presídios”, prestou atendimento médico as agentes penitenciários de Curitiba e região metropolitana.

Ângela Augusta Munaro, indicada pelo vereador Tito Zeglin (PDT). Engenheira civil, arquiteta e urbanista, é servidora pública efetiva desde 2005. Atualmente, é coordenadora de Projetos e Sinalização de Trânsito na Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (Setran), desempenhando um relevante trabalho, razão pela qual é agraciada com o prêmio.

Bruno Boschilia, indicado pelo vereador Marcelo Fachinello (PSC). Formado em Educação Física pela UFPR, é mestre e doutorando pela mesma instituição. No Departamento de Esportes da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude, exerce exemplarmente suas funções como Orientador em Esporte e Lazer, desde 2007. O homenageado se destacou recentemente após ter sido convocado para a arbitragem da Copa do Mundo do Catar.

Ceres Bernadete Rodrigues Olsson, indicada pelo vereador João das 5 Irmãos (União). Com formação técnica profissional em Contabilidade, completa neste ano 35 anos de serviços no Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR). Trabalhou em diversas áreas do órgão, ao qual dedicou sua vida profissional de maneira exemplar.

Cleber Tuletzki Felizari, indicado pelo vereador Oscalino do Povo (PP). Bacharel em Enfermagem, pós-graduado em Assistência de Enfermagem ao Paciente Crítico, professor e coordenador do curso de Enfermagem da Fapar, ingressou na Secretaria Municipal de Saúde em 2018. Desde 2021, atua como autoridade sanitária local na Unidade Municipal de Saúde Fanny Lindoia.

Cynthia Maria Martins Werpachowski, indicada pela vereadora Maria Letícia (PV). Graduada em Pedagogia e com especializações na área da educação, é professora e pedagoga da rede estadual desde 1986 e da rede municipal de educação desde 1991. Foi presidente da Associação de Moradores e do Conselho de Segurança do Santa Quitéria, levando melhorias para a região. Como educadora, sempre defendeu o direito das crianças e dos adolescentes.

Edwagner de Lima Gonçalves, indicado pelo vereador Marcos Vieira (PDT). Capitão da Polícia Militar, com extensa trajetória na segurança pública, atualmente é responsável pelos Recursos Humanos do Batalhão. Acredita na força da comunidade e na capacidade das pessoas em tornar um mundo melhor e acessível a todos. Atua com respeito ao cidadão e a interação com a comunidade, ouvindo as pessoas como ferramenta de se atingir um serviço policial eficiente e satisfatório.

Fabiana Conci, indicada pelo vereador Herivelto Oliveira (Cidadania). Profissional do magistério na Prefeitura Municipal de Curitiba, graduada em Pedagogia e pós-graduada em Contação de Histórias e Literatura Infantil e Juvenil. Implementou, em 2019, o inovador projeto Cortina Encantada, na Escola Mirazinha Braga, reforçando comprometimento, diferencial e dedicação ao envolver os educandos como agentes do processo de aprendizagem.

Fernanda Werner, indicada pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade). Formada em Pedagogia e pós-graduada em Gestão Escolar. É servidora pública há 11 anos como professora de educação infantil e há sete anos como diretora de centros municipais de educação infantil. Desde 2021 está na direção do CMEI Nice Braga, no bairro Santa Quitéria, centro que atende 350 crianças de 3 a 5 anos.

Gertrude Willemann Paulino, indicada pelo vereador Ezequias Barros (PMB). Com formação em Letras pela Universidade Fundação Educacional Jandaia do Sul e pós- graduada pela Unopar, é servidora pública desde 1996, empenhando-se para ser uma profissional altamente qualificada nos 27 anos dedicados ao ensino público.

Grace Kelly Puchetti Ferreira Rosa, indicada pelo vereador Tico Kuzma (Pros). Possui graduação em Pedagogia e especialização em Neurociências e Prevenção ao Uso de Drogas. Sua trajetória na educação é embasada na luta pela prevenção ao uso de drogas, cuidado e reinserção social para pessoas em situação de vulnerabilidade social. Em março deste ano, assumiu a coordenação da Central de Encaminhamento Social, responsável pela abordagem social, triagem, colegiado e atendimento à pessoa em situação de rua.

José Roberto Roloff, indicado pelo vereador Sidnei Toaldo (Patriota). Desenhista industrial por formação, ingressou na carreira pública há mais de 30 anos na Secretaria Municipal de Urbanismo. Já na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, atuou nas gerências de Praças, Parques e Bosques, com destaque na implantação do Parque Passaúna, Jardim Botânico e Ópera de Arame. Com inúmeros projetos na área ambiental, hoje é diretor do Departamento de Produção Vegetal da Semma.

Joselice de Sena Keller, indicada pelo vereador Zezinho Sabará (União). Com curso técnico de Enfermagem, graduada em Pedagogia e pós-graduação em Gestão Pública, iniciou como auxiliar de enfermagem na Secretaria Municipal de Saúde. Há 19 anos desempenha a função de técnica de enfermagem do Hospital de Clínicas da UFPR. Esteve na linha de frente de combate à covid-19, a H1N1, e hoje trabalha no centro cirúrgico obstétrico da mesma instituição.

Júlio Benigno de Souza Neto Segundo, indicado pelo vereador Toninho da Farmácia (União). Arquiteto e urbanista, ingressou na carreira pública municipal em 2011 como supervisor adjunto do Distrito de Manutenção Urbana do Pinheirinho. Foi transferido com o mesmo cargo para o Distrito do CIC, onde desenvolveu serviços como manutenção da pavimentação, drenagem e outros. É supervisor do DMU-CIC, que possui o menor número de pedidos represados e o menor tempo de resposta às solicitações, atendendo aos mais legítimos interesses e direitos da população.

Lucélia Ribeiro, indicada pelo vereador Mauro Ignácio (União). Graduada em enfermagem pela Universidade Federal do Paraná com extensa carreira na área da saúde, atuou na linha de frente ao enfrentamento à pandemia da covid-19, conduzindo a equipe de saúde da Unidade de Saúde São Braz, levando a equipe a prestar o melhor atendimento possível ao cidadão curitibano.

Luis Felipe Ferro, indicado pelo vereador Dalton Borba (PDT). Graduado em Terapia Ocupacional, mestre em Psicologia, doutor em Ciências e pós-doutor pelo programa de pós-graduação em Psicologia Social da USP. É docente do Departamento de Terapia Ocupacional e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), no qual realiza relevantes pesquisas em política, avaliação e gestão em saúde e terapia ocupacional.

Márcia Cecília Huçulak, indicada pelo vereador Hernani (PSB). Com formação em Enfermagem pela PUC-PR, especializada em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz e Mestre em Planejamento e Financiamento em Saúde pela Universidade de Londres. Atuou como Secretária Municipal de Saúde de 2017 à 2022, função na qual foi responsável pelo enfrentamento à covid-19 na capital, obtendo notáveis resultados.

Odirlei Lobo da Silva, indicada pela vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União). Integrante da Guarda Municipal há 17 anos, está lotado na Regional do Boa Vista, prestando relevantes serviços como agente de trânsito nos parques da Regional, com destaque para os parques do Bacacheri e Atuba. Realizou incontáveis ações em defesa da sociedade civil e resolução de muitos casos, envolvendo questões domésticas com aplicação da Lei Maria da Penha.

Olinda De Godói Ribeiro, indicada pelo vereador Professor Euler (MDB). Formada em Pedagogia, especialista em Educação Especial, Psicopedagoga, Altas Habilidades/Superdotação, especialista em Gestão Pública com Ênfase em Direitos Humanos e Cidadania e mestranda em Ciências Ambientais. É professora das redes estadual e municipal de ensino desde 2004 e é a atual diretora do Colégio Estadual Euzébio da Mota, no bairro Boqueirão.

Raquel Túlio, indicada pela vereadora Flávia Francischini (União). Raquel Túlio é formada em História e pós-graduada em História do Brasil. Começou a trabalhar com 14 anos, na Bolsa Nacional do Livro, e ingressou no quadro funcional da CMC em 1982, pelo regime CLT. Posteriormente, prestou concurso e atuou por quase 30 anos como servidora pública municipal.

Renato Aparecido Nunes, indicado pelo vereador Leonidas Dias (Solidariedade). Ingressou na administração pública municipal em 1992, na Prefeitura de Curitiba, onde desempenhou diversas funções ao longo destes 30 anos. Atualmente está à disposição da Secretaria Municipal de Governo, ocupando o cargo de coordenador do Sistema de Controle na Superintendência de Manutenção Urbana.

Rosângela do Carmo da Veiga, indicada pelo vereador Mauro Bobato (Pode). Formada em Pedagogia, é servidora da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba desde o ano de 1992 como professora alfabetizadora, lecionando para alunos do primeiro ano. Foi diretora da Escola Municipal Professor Guilherme Butler, quando pôde reafirmar sua vocação e sua maior paixão, que é estar em sala de aula preparando as futuras gerações.

Tangrian Tânia Cunico dos Santos, indicada pelo vereador Nori Seto (PP). Bacharel em Estatística e especialista em Docência no Ensino Superior. Trabalha há 31 anos na Prefeitura Municipal de Curitiba. Em 2020, passou a ser a coordenadora das Feiras de Arte e Artesanato, cargo em que atua até hoje, promovendo o empreendedorismo, a cultura e o desenvolvimento socioeconômico da capital.

Ubiratan da Silva, indicado pela vereadora Noemia Rocha (MDB). Conhecido como Bira, é técnico administrativo na Câmara Municipal de Curitiba desde 1988. Em sua carreira como servidor desempenhou diversas funções de chefias e como diretor de Patrimônio. Desenvolveu ainda outras atividades como as de presidente da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba e presidente da Associação dos Servidores de Câmaras Municipais.

Vitor Jorge Woytuski Brasil, indicado pela vereadora Carol Dartora (PT). Médico com atuação em Gestão, Docência, Assistência em Instituições Públicas e Privadas do Paraná, desde 2018 atua no Hospital de Clínicas da UFPR, sendo membro do Grupo de Pesquisa Genética de Populações Humanas, na linha de pesquisa e extensão Genética e Saúde da População Negra. Possui diversas especialidades mestrado em Ciências da Saúde. Esta homenagem se dá por toda sua vasta atuação na área da medicina, especialmente na atenção à população negra.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba