Grande Curitiba

Mulheres travestis e trans acolhidas pela FAS são encaminhadas para vagas de emprego

31 de março de 2023 às 11:54
(Foto: Sandra Lima)

COM ASSESSORIAS – Dez mulheres travestis e trans acolhidas pela Prefeitura de Curitiba foram encaminhadas para vagas de emprego, nesta quinta-feira (30/3). Elas participaram de uma ação de empregabilidade realizada pela Fundação de Ação Social (FAS), em parceria com o Governo do Estado, no Hotel Eilat, unidade implantada este ano pela Prefeitura de Curitiba para atender a essa população.

As mulheres, que estavam em situação de rua antes de serem acolhidas, foram atendidas por servidores do Sistema Nacional do Emprego (Sine) da Prefeitura e do Governo do Estado, cadastradas e encaminhadas para vagas de empego, de acordo com a experiência e escolaridade.

“Promover ações de empregabilidade para essas mulheres é urgente e necessário tendo em vista as dificuldades que enfrentam para se colocarem no mercado de trabalho. Hoje Prefeitura e Estado se uniram nessa nobre missão de encaminhá-las para as empresas selecionadas que as receberão com toda dignidade que merecem”, disse a diretora de Atenção à População em Situação de Rua da FAS, Grace Kelly Puchetti Ferreira.

Priscila Costa, que representou a Secretaria de Estado do Trabalho, Qualificação e Renda, falou da importância da parceria com a Prefeitura. “Precisamos unir forças para garantir dignidade às pessoas, independente de sua condição social e gênero”, disse.

Priscila participou da ação acompanhada da coordenadora da Agência do Trabalhador, do Governo do Estado, Amanda Mazurek.

Esperança

Natália dos Santos, 24 anos, participou da ação de empregabilidade e foi encaminhada para entrevista para uma vaga de operador de telemarketing. “Se eu for contratada, quero guardar o salário para usar em planos futuros”, disse a mulher, que está acolhida no Hotel Eilat desde a abertura da unidade, em janeiro. A entrevista de Natália será na próxima segunda-feira (3/4).

Com experiência, Melina Freire, 51 anos, foi encaminhada para duas entrevistas de emprego nesta sexta-feira (31/3). Com baixa visão em um dos olhos, ela foi direcionada para vagas exclusivas para pessoas com deficiência, uma delas para o cargo de repositor em uma grande rede de supermercados e outra para assistente administrativo em uma empresa de transporte de valores.

Desempregada desde dezembro do ano passado, Melina espera conseguir uma das vagas para garantir uma renda até começar a receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC), do governo federal para PcDs.

Com curso técnico de Tecnologia da Informação e inglês fluente, Érika Panichek, 25 anos, também participou da ação. “Gostaria de trabalhar na área que tenho formação e experiência, mas posso fazer outras coisas. O que quero é ter um salário para poder organizar minha vida e voltar para a cidade da minha família”, contou a mulher, nascida em Balsa Nova, Região Metropolitana de Curitiba.

Hotel Social

Instalado na Av. Marechal Floriano Peixoto, 38, Centro, o Hotel Social Eilat oferece hospedagem social para mulheres travestis e trans e é o primeiro do Estado para acolhimento desse público.

O novo espaço tem 20 vagas e oferece acolhimento 24 horas o que permite a flexibilidade nos horários de trabalho e a possibilidade de saída das ruas. Atualmente, o hotel social acolhe 18 pessoas. Duas delas não participaram da ação de empregabilidade porque estão empregadas, e as outras seis por estarem com problemas de saúde e compromissos pessoais.