Grande Curitiba

Circuito Encantado de Curitiba une circo e cultura urbana nos 7 anos da Rua da Cidadania do Cajuru

19 de abril de 2023 às 16:25
(Foto: Cido Marques/FCC)

COM ASSESSORIAS – Um espetáculo que propõe a união entre a magia do circo e a cultura urbana marcará nesta quinta-feira (20/4) a celebração antecipada do aniversário da Rua da Cidadania do Cajuru, que completa sete anos no domingo (23/4). É o Circuito Encantado, que será apresentado às 15h, no primeiro piso do local, sede do FabLab, primeiro laboratório público de prototipagem de Curitiba. A entrada é grátis e livre para todos os públicos.

A atração vai entreter quem for à Rua da Cidadania em busca de serviços e atividades físicas ou culturais oferecidos pela Prefeitura perto da casa de quem precisa deles. Essa é a proposta do prefeito Rafael Greca desde a criação da primeira Rua da Cidadania, no Boqueirão, há 28 anos, durante sua primeira gestão (1993-1996) e que se espalhou pelas dez administrações regionais.

Perto de casa

Assim como nas demais Ruas da Cidadania, na da Regional Cajuru funcionam núcleos de órgãos municipais mais demandados pela população. É o caso da Urbs (Urbanização de Curitiba S/A), FAS (Fundação de Ação Social), Cohab (Companhia de Habitação Popular) e FCC (Fundação Cultural), além das secretarias de Educação, Finanças, Urbanismo e Esporte.

Fazer ou renovar o cartão-transporte disponibilizado pela Urbs, tirar dúvidas sobre IPTU, abrir MEI (Microempresa Individual) e consultar a débitos de tributos estão entre os serviços mais procurados e que fizeram chegar a 134,8 mil o número de atendimentos gerais feitos na Rua da Cidadania no primeiro trimestre de 2023.
Cultura, esporte e muito mais

Paralelamente à prestação de serviços, dependendo do perfil do órgão, eles também oferecem atividades continuadas grátis. É o caso das práticas esportivas da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smlej), que conta com ginásio e salas esportivas no local.

Outro exemplo são os cursos, oficinas e apresentações oferecidas pela Fundação Cultural, que mantém no térreo a Casa da Leitura Hilda Hilst. Serviços estaduais como Copel, Sanepar e Instituto de Identificação também estão disponíveis.

O pioneiro

O maior diferencial da Rua da Cidadania do Cajuru é o FabLab. Produto de uma parceria da Fundação de Ação Social (FAS) com a Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação com a chancela do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), ele já foi premiado pelo governo federal por promover a inclusão digital de jovens.

“Isso nos dá muito orgulho e satisfação porque o FabLab está dizendo a que veio e é reconhecido por isso: para auxiliar o estudo, a aprendizagem e os produtos criados pelas cabeças criativas que passam por aqui”, disse o prefeito Rafael Greca ao receber o prêmio, em 2021.

O FabLab faz parte do projeto Liceu de Ofícios e Inovação, ligado ao Programa Liceu de Ofícios, que foi implantado por Greca, em 1993. Ele entrou em funcionamento em 2019, conta com laboratório de informática, salas para cursos, prototipagem e ambientes para reuniões e videoconferência, além de equipamentos modernos para fabricação digital e prototipagem.

Outro destaque do local é o acolhimento dos visitantes, feito desde 2021 para tornar mais agradável e rápida a chegada e permanência no local. Para isso, servidores se revezam em escala na abordagem e direcionamento do público diretamente ao serviço desejado, sem que seja necessário ficar procurando por ele. “Faz toda a diferença para os mais idosos ou para quem vem à Rua da Cidadania pela primeira vez”, explica o administrador regional, Narciso Doro.