IMT completa 18 anos com adesão ao Programa Turismo Futuro Brasil

COM ASSESSORIAS – Começou nesta quarta (10/5) e vai até sexta-feira (12/5) o 1º Encontro do Programa Turismo Futuro Brasil. O evento, que também marca os 18 anos do Instituto Municipal de Turismo (IMT), contou com a presença do prefeito Rafael Greca e de representantes das 11 cidades escolhidas ao Programa Turismo Futuro Brasil, além de Curitiba, que assinaram o termo de adesão.
O programa é uma parceria entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com objetivo de fortalecer o turismo no país. Os destinos turísticos participantes receberão capacitação e apoio técnico para desenvolver ações de fomento ao setor em suas regiões.
O prefeito ressaltou os avanços que Curitiba vem conquistando ao longo dos anos, reforçou o conceito de que uma cidade só serve para ser visitada quando ela é boa para os moradores e anunciou que em breve será lançado o aplicativo Curitiba Tour, com todas as informações sobre o turismo na capital.
“A beleza infinita do Brasil é em si uma maravilha, mas isso não dispensa o uso de estratégias, por isso eu vejo com imensa alegria esse programa que vai trazer mais avanços para o turismo em todo o país”, destacou Greca.
O governador em exercício Darci Piana falou sobre o compromisso do Estado com o setor, citou a TV Paraná Turismo como um exemplo e ainda anunciou a instalação de uma unidade do Centro Georges Pompidou em Foz do Iguaçu, museu de arte moderna com sede em Paris.
O gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Ivan Hussni, enalteceu Curitiba como uma cidade inteligente e destacou o setor do turismo como sendo uma indústria limpa.
“A escolha de Curitiba para sediar esse evento é muito merecida. O Brasil é referência no cenário mundial, somos o único país a desenvolver estratégias em âmbito nacional de Destino Turístico Inteligente”, declarou a representante do Ministério do Turismo, Bárbara Blaudt Rangel.
Já o representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, fez um pronunciamento em vídeo e elogiou a beleza de Curitiba, agradeceu as parcerias e falou que o turismo vem se recuperando rapidamente após o impacto da pandemia.
Missão Técnica Curitiba
Prefeitos, vice-prefeitos e secretários de turismo, além dos 26 coordenadores estaduais de turismo do Sebrae, participam da Missão Técnica, que tem como objetivo a troca de experiências e conhecimentos entre as cidades participantes.
Durante os três dias de evento, os participantes terão a oportunidade de visitar diversos equipamentos da Prefeitura, como o Mercado Municipal, o Jardim Botânico, a Fazenda Urbana e o FabLab.
Além disso, haverá oficinas com destaque para o encontro com o Ecossistema Curitiba DTI e a troca de boas práticas entre as cidades. No centro do debate as principais características dos Destinos Turísticos Inteligentes (DTIs), como a sustentabilidade, a inovação, a acessibilidade e a interatividade.
Os 12 destinos turísticos que fazem parte do programa
. Centro-oeste: Pirenópolis (GO) e Bonito (MS)
. Nordeste: Penedo (AL), São Luis (MA) e Recife (PE)
. Norte: Novo Airão (AM) e Belém (PA)
. Sudeste: Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ)
. Sul: Curitiba (PR) e Bombinhas (SC)
Instituto Municipal de Turismo – 18 anos de história
Desde a criação do Departamento Municipal de Turismo e Propaganda em 1952 até a criação do Instituto Municipal de Turismo em 2005, Curitiba vem se fortalecendo como um destino de lazer e negócios.
Por meio da Escola de Turismo e do Liceu de Ofícios Criativos, o setor tem se capacitado cada vez mais e fortalecido a sua vertente criativa.
O órgão municipal de Turismo é responsável pelas feiras de arte e artesanato, os Postos de Informações Turísticas e pela gestão da Torre Panorâmica.
Desde 2020 o IMT vem desenvolvendo diversas ações para se tornar um Destino Turístico Inteligente e a cidade é considerada pelo Ministério de Turismo como um dos destaques nesse processo.
Presenças
Também participaram da cerimônia o vice-prefeito e secretário estadual das Cidades, Eduardo Pimentel; deputada estadual Marcia Huçulak; presidente do Instituto Municipal de Turismo, Tatiana Turra; presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi; o secretário municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi; coordenadora do Projeto e equipe do Sebrae Nacional, Ana Clévia Guerreiro; CEO da GKS – BID/Sebrae, Cássio Garkalns; especialista do BID, Juliana Bettini; presidente do Curitiba Convention Visitors Bureau, Gislaine Queiroz; assessor especial de Articulação Política, Lucas Navarro de Souza; além de prefeitos e secretários de Turismo dos municípios participantes do Programa; Belém (PA), secretário municipal de Turismo, André Luiz Barbosa da Cunha; Belo Horizonte (MG), presidente da Empresa Pública de Turismo Belotur, Gilberto Castro; Bombinhas (SC), vice-prefeito, Alexandre da Silva e secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Marlene de Sena; Bonito (MS), prefeito Josmail Rodrigues e secretária de Turismo, Indústria e Comércio, Juliane Salvadori; Ilhabela (SP), prefeito Antônio Luiz Colucci e secretário de Desenvolvimento Econômico e do Turismo, Luiz Gustavo de Oliveira; Novo Airão (AM), prefeito Roberto Frederico Paes Júnior e secretária de Turismo e Meio Ambiente, Suzianne Fonseca de Oliveira; Paraty (RJ), prefeito Luciano de Oliveira Vidal, vice-prefeito Izaques Marendaz e secretário de Turismo, Marcos Paulo Magalhães Coutinho; Penedo (AL), prefeito Ronaldo Pereira Lopes e secretário de Turismo Jair Galvão Freire Neto; Pirenópolis (GO), prefeito Nivaldo Antônio de Melo e secretária de Turismo, Vanessa Leal; Recife (PE), secretária executiva de Lazer e Planejamento, Ana Paula Nebl Jardim e Sra. Débora Linhares; São Luis (MA), secretário de Turismo, Saulo Santos.