Grande Curitiba

Embaixadoras do Prêmio Empreendedora Curitibana vão orientar as mulheres de talento da RMC

2 de junho de 2023 às 12:03
(Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Nesta quinta-feira (1º/6), o Prêmio Empreendedora Curitibana 2023 ganhou um grande reforço para incentivar as mulheres que têm negócios a participar da disputa: primeiras-damas e profissionais ligados às políticas públicas femininas dos municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) são as novas embaixadoras da premiação.

A adesão das novas embaixadoras do prêmio foi feita em encontro promovido pelo Vale do Pinhão, por meio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação.

“Com a mesma visão do prefeito Rafael Greca de integração de Curitiba com os municípios vizinhos, queremos ampliar a conexão entre as cidades. Isso passa pelo incentivo ao empreendedorismo feminino. Como embaixadoras, vocês vão mostrar às empreendedoras de seus municípios que elas podem ousar e concorrer. Isso será um primeiro reconhecimento para elas e vai ser transformador”, destacou a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.

A premiação, promovida pela Prefeitura de Curitiba e a Agência Curitiba, reconhece o trabalho de mulheres que têm seus próprios negócios ou que estão pensando em colocar em prática uma ideia de negócio.

Serão cinco iniciativas premiadas, nas categorias Microempreendedora Individual, Micro e Pequena Empresa, Ideia Empreendedora, Startups e Iniciativa de Impacto Social.

Protagonismo feminino

“Estamos trabalhando para que Curitiba e os municípios da Região Metropolitana trabalhem cada vez mais próximos. E queremos que as mulheres que empreendem de toda a RMC se sintam convidadas a ter papel de protagonistas e reconhecimento por seus empreendimentos” disse o secretário municipal de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, Leverci Silveira Filho.

Esta é a quinta edição da premiação bianual que reconhece o trabalho de mulheres que empreendem.

Incentivo às empreendedoras

A edição de 2023 é a segunda em que a premiação abrange empreendedoras dos 29 municípios que compõem a RMC. Em 2021, foram mais de 300 inscritas, de 18 municípios diferentes. Entre as finalistas, quatro foram de cidades da Região Metropolitana.

A primeira-dama de Balsa Nova e nova embaixadora do Prêmio Empreendedora Curitibana, Rita de Cassia Zanetti, parabenizou a iniciativa do Vale do Pinhão em apresentar os prêmios a lideranças dos municípios da RMC.

“Esse prêmio é uma iniciativa maravilhosa. Vamos buscar nossas empreendedoras em Balsa Nova, para que se inscrevam, participem, melhorem seus negócios e, quem sabe, tragam esse reconhecimento para nossa cidade”, disse Rita.

Ações na RMC

Além de contar com novas embaixadoras que irão divulgar a premiação em suas cidades, o programa Empreendedora Curitibana estendeu as capacitações às empreendedoras à RMC. Nesta sexta-feira (2/6), será realizado o Conexões Inspiradoras, em São José dos Pinhais.

Durante o evento, o formato da premiação será apresentado a empreendedoras do município, além de ser um momento de ampliação da rede de contato das participantes.

O Conexões Inspiradoras será realizado a partir das 19h no Café Business (Rua Alcídio Viana, 916, São Pedro, em São José dos Pinhais). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do Vale do Pinhão.

Presenças

Participaram do encontro representantes das cidades de Piraquara, Balsa Nova, Quitandinha, Almirante Tamandaré e Campo Largo.

De Piraquara, estiveram a primeira-dama e secretária municipal de Desenvolvimento Regional, Creusa Nogueira, a administradora Ivana Gonçalves e a superintendente regional Sônia Rossa; de Balsa Nova, a chefe de gabinete, Bianca Bonza; de Quitandinha, o diretor de Assistência Social, Raul Cezar Moraes, a assessora de Políticas para Mulher, Adriana Santos, e a empreendedora Jodele Ribeiro; de Almirante Tamandaré, estavam a coordenadora de Comércio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Luciane Czelusniak; e de Campo Largo, a diretora municipal de Políticas para Mulheres, Ana Caluciuc.

Também estiveram no encontro a coordenadora de Cidades Inteligentes e Internacionalização da Agência Curitiba, Alessandra Reis; a gestora e a assessora do Programa Empreendedora Curitibana, Daniela Del Puente e Yessica Vecchi, respectivamente; a embaixadora do Prêmio Luciana Burko; e a consultora do Sebrae-PR Elaine Vidal.