Grande Curitiba

Pelo menos 500 vagas de emprego esperam candidatos com deficiência em Curitiba

27 de fevereiro de 2024 às 16:20
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Será nesta quinta-feira (29/2), na Rua da Cidadania do Bairro Novo, a primeira ação de empregabilidade do ano organizada pelo Departamento dos Direitos da Pessoa Com Deficiência de Curitiba. Vinte e três empresas de áreas como comércio, logística, alimentos, saúde, educação, hotelaria e transporte já confirmaram participação no evento. Ao lado do escritório local do Sistema Nacional de Emprego (Sine), elas ofertarão cerca de 500 vagas de emprego.

Para passar pela seleção, que acontecerá pela manhã e à tarde no estacionamento do local, os interessados deverão levar currículo atualizado e laudo médico detalhando o tipo de deficiência apresentada. Os candidatos pré-selecionados serão encaminhados para entrevista na sede das empresas recrutadoras.

Desfazendo velhos mitos

Quem for à ação de empregabilidade – e também quem trabalha ou estiver buscando outros serviços na Rua da Cidadania do Bairro Novo – poderá participar, de manhã, de uma outra atividade relacionada ao universo da pessoa com deficiência. É a palestra sobre os direitos previstos em lei para esse público, que começará às 9h30, no auditório do local, e terá 1h de duração.

O tema será abordado pela assessora jurídica do DPCD, Camila Zem. “A proposta é orientar à comunidade sobre seus direitos e capacitar nossos servidores que atuam nas Regionais sobre a importância do uso da terminologia correta e de atitudes não capacitistas”, explica.

Capacitismo é uma forma de preconceito, baseado em crenças e atitudes, que subestima as pessoas com deficiência e desconsidera sua capacidade e preparo para executar diferentes tipos de tarefas.

Serviço: Empregos para pessoas com deficiência e palestra sobre direitos

(Eventos abertos ao público)

Dia 29/2 (quinta-feira)

Na Rua da Cidadania do Bairro Novo

(Rua Tijucas do Sul, 1700, Bairro Novo)

– Recrutamento para vagas de emprego:

Das 9h30 às 12h e das 13h às 16h

No estacionamento

– Palestra sobre direitos da pessoa com deficiência:

Das 9h30 às 10h30

No auditório