Grande Curitiba

Evento cervejeiro, The Twelve Beers deve ser oficializado no calendário de Curitiba

Projeto de lei que inclui o festival na programação oficial de eventos da capital paranaense foi protocolado na Câmara de Curitiba.
28 de março de 2024 às 11:08
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Evento tradicional do mercado das cervejas artesanais de Curitiba, a chamada The Twelve Beers poderá ser incluída oficialmente no calendário oficial da cidade. Um projeto de lei que trata do tema tramita na Câmara Municipal desde o final de fevereiro e aguarda a instrução da Procuradoria Jurídica (ProJuris) para, então, começar sua trajetória pelas comissões temáticas.

O festival permite aos apreciadores da bebida experimentar 12 cervejas artesanais diferentes em um mesmo dia, cada uma em um bar diferente. “A experiência tem alguns diferenciais em relação aos demais eventos de cerveja artesanal. O maior deles é que o evento não acontece em apenas um local, e sim em doze lugares diferentes próximos o suficiente para ir andando”, explica o autor da proposta de lei, Dalton Borba (PDT).

A ideia é que o festival de cerveja artesanal seja fixado no calendário oficial de Curitiba em duas datas distintas, os meses de junho e dezembro. “O outro grande diferencial é que não existe um roteiro pré-definido, além de existir um guia para orientar o trajeto. Você recebe um mapa que mostra as cervejas e os bares participantes e faz o seu próprio roteiro a partir dele”, diz a justificativa do projeto (005.00024.2024).

O The Twelve Beers também é realizado nas cidades de Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Na capital paranaense, o evento ocorre há alguns anos. “Chega a movimentar, em média, 500 pessoas no dia do evento, lotando inclusive hotéis perto do roteiro”, finaliza Dalton Borba. Se a proposta de lei do vereador for aprovada pelo plenário do Legislativo – após tramitar pelas comissões permanentes – a lei que irá incluir o festival no calendário de Curitiba entrará em vigor na data de publicação no Diário Oficial do Município.

Entenda o caminho desse projeto de lei até a votação na Câmara de Curitiba

Protocolado no dia 29 de fevereiro, o projeto inicialmente receberá a instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris) da Câmara de Curitiba. Em seguida, será avaliado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a única com a prerrogativa de arquivar uma proposta de lei. Se acatada, a iniciativa será discutida por outros colegiados permanentes da Casa, indicados no parecer da CCJ conforme o tema em pauta. Não há um prazo estabelecido até a votação pelo plenário.

O teor dos projetos de lei é de responsabilidade de cada mandato parlamentar. A divulgação deles pela CMC faz parte da política de transparência do Legislativo, pautada na promoção do debate público e aberto sobre o trabalho dos vereadores. Atenta ao princípio constitucional da publicidade, a Diretoria de Comunicação Social segue a instrução normativa 3/2022.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba