Grande Curitiba

Confirmada a Cidadania Honorária de Curitiba a Bruce Dickinson

O projeto de decreto legislativo depende da promulgação, ato que cabe ao presidente da Câmara de Curitiba.
18 de abril de 2024 às 10:49
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta quarta-feira (17), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) concluiu a votação do projeto de decreto legislativo para conceder a Cidadania Honorária da capital ao artista britânico Bruce Dickinson. Vocalista da banda de heavy metal Iron Maiden, ele fará show solo na cidade, no próximo dia 24.

Assim como no primeiro turno, a confirmação da homenagem foi unânime entre os vereadores de Curitiba, com 22 votos “sim” (115.00005.2024). Por se tratar de um projeto de decreto legislativo, a proposta não depende da sanção do Executivo, e sim da promulgação pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode).

Responsáveis pelo projeto, os vereadores Eder Borges (PL) e Nori Seto (PP) justificaram, no debate desta terça-feira (16), que o principal vínculo entre Bruce Dickinson e a cidade de Curitiba é a cerveja artesanal. De acordo Borges, a marca curitibana Bodebrown foi a primeira cervejaria oficial da banda de heavy metal fora da Inglaterra e hoje é a “uma das únicas do mundo e a única do Brasil a produzir um produto com a marca Iron Maiden”.

“É uma homenagem à cultura de cerveja artesanal, é uma homenagem ao empreendedorismo curitibano e, acima de tudo, é uma homenagem à beleza, à riqueza da diversidade cultural que existe em nossa cidade”, complementou o vereador Nori Seto.

De João da 5 Irmãos (MDB), o plenário confirmou o projeto de lei ordinária para conceder o título de Declaração de Utilidade Pública Municipal à Fundação Athletico Paranaense (Funcap), braço social do Club Athletico Paranaense. O autor reforçou o trabalho desenvolvido pela entidade nas áreas de maior vulnerabilidade de toda a Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

A aprovação em segundo turno foi unânime, com 24 votos positivos (014.00059.2023). A Utilidade Pública é importante para que as organizações sem fins lucrativos possam firmar parcerias e receber recursos públicos, por exemplo. Nesta terça, durante a primeira discussão do projeto de lei, diversos vereadores elogiaram a Funcap.

Também segue para a sanção do Executivo o projeto de lei que dá o nome de Maestrina Esmeralda Rovani a um Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) do bairro Ganchinho. Professora da rede pública de ensino, a homenageada organizou, durante 15 anos, a Cantata de Natal do Bairro Novo. De autoria dos vereadores Bruno Pessuti (Pode) e Mauro Bobato (PP), a proposta teve 23 votos positivos (008.00002.2024).

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba